http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

55a. Festa do Pinhão de Campos do Jordão

Acontece em abril uma das festas mais tradicionais do estilo no país: a 55a Festa do Pinhão de Campos do Jordão, que neste ano será feita na Praça do Capivari.

 

Neste ano, com a intenção de dar projeção nacional ao evento, foi feita uma cerimônia de lançamento da Festa do Pinhão em São Paulo, no recém-restaurado Mercado Municipal de Pinheiros, e contou com os representantes de algumas das mais importantes associações voltadas à cultura do pinhão de Campos do Jordão, além de pratos feitos à base do ingrediente, como bolinhos, doces e até mesmo um javaporco (híbrido de javali com porco) alimentado com pinhão.

 

A escolha do local não foi à toa: um dos principais fomentadores do evento é o Instituto Atá, do qual é membro Alex Atala, que foi um dos grandes articuladores da reforma que deu um novo uso do Mercado à população, e que busca revisar a relação do homem com o seu alimento. Como resultado, parte da produção do pinhão será vendida também no local.

 

O presidente da Associação Cozinha da Montanha, Nelson Gonçalves Júnior, ressaltou que a intenção de se fazer a Festa na Praça do Capivari teve a intenção de levar o evento para perto da população e dos turistas, envolvendo também os restaurantes, que apresentam pratos desenvolvidos com o ingrediente típico do outono.

 

Com parte da colheita acontecendo em bairros tradicionais da cidade, como Abernéssia e Horto Florestal, a presidente da Associação de Catadores, Silvia Cristina Alves, esclarece que são obtidas aproximadamente 18 toneladas do produto na cidade, sendo que, além da comercialização, parte é revertida para o replantio e alimentação de animais. A principal variedade obtida é o pinhão-manteiga, mais indicado para gastronomia.

 

Para o evento em Campos do Jordão, algumas parcerias devem esquentar o Capivari: Henrique Fogaça deverá elaborar pratos no local, como resultado de uma parceria do evento com o Grupo Bandeirantes, e o chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, vai elaborar receitas exclusivas à base de pinhão.

 

Se estiver de passagem por Campos do Jordão, ou se busca um programa para escapar do calor excessivo deste início de outono, a dica é conhecer a 55a. Festa do Pinhão, e se surpreender com os pratos deliciosos feitos à base de um dos mais típicos ingredientes da região sul e sudeste do país. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco