http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Álvaro Van Zeller dirige degustações em BH

É impossível falar em vinho do Porto sem pensar no enólogo português Álvaro van Zeller. Ele é um dos grandes nomes desse vinho cheio de tradição. Entre centenas de premiações, a mais recente é o título de “Enólogo do Ano de Vinhos Generosos - 2015”, da principal publicação portuguesa sobre vinhos, a Revista de Vinhos.

 

 

Vindo diretamente de Lisboa, Álvaro vai brindar os mineiros com sua presença dias 28,29 e 30 de março em Belo Horizonte com degustações na Casa Rio Verde. A importadora é, há dois anos, representante exclusiva no Brasil da marca Maynards, cujos Portos são assinados por Álvaro, na Barão de Vilar, empreendimento de sua família.

 

 

Os eventos dos dias 28 e 29, às 19h30,  são abertos ao público. Os convites estão à venda no www.vinhosite.com.br, loja virtual da Casa Rio Verde. As degustações acontecem na loja da Praça Marília de Dirceu - 104, no bairro de Lourdes, na capital mineira.  Após a visita à Casa Rio Verde, Álvaro segue para a histórica Tiradentes onde apresentará os vinhos para chefs de cozinha locais.

 

 

Álvaro é conhecido internacionalmente pelas incríveis alquimias no mundo do vinho.  Foi considerado um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de uma categoria inteiramente nova de vinhos do Porto, os Brancos Envelhecidos. Sobre essa nova categoria, Álvaro afirma que “nas últimas décadas os vinhos do Porto Brancos Colheita já apareciam, timidamente, no mercado. Algumas casas de Vinho do Porto vendiam reduzidíssimas quantidades de Colheita Branco velho e muito velho, “coleções” particulares que elas possuíam em seus históricos estoques. Até que em 2007 o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – autorizou oficialmente a comercialização desses vinhos.”

 

 

E foi pelas mãos de Van Zeller, consultor enológico na Casa Andresen, que em 2007 foi lançado formalmente no mercado o primeiro Porto branco com indicação de idade: o Andresen 10 Anos White. “Atualmente, os Vinhos do Porto Brancos com Indicação de Idade têm ganho uma aceitação surpreendente junto ao consumidor: o volume de vendas só não é maior devido à raridade desse tipo de Vinho do Porto”, diz ele.

 

 

A Revista de Vinhos, por ocasião da premiação como Enólogo do Ano, escreveu sobre Álvaro: "Discreto e conhecedor, Álvaro van Zeller acumula o saber dos antigos provadores do Vinho do Porto com a natureza inquisitiva dos verdadeiros criadores. Apresentou brancos velhos de qualidade superlativa, mas também inovou com o Cambridge, para beber com gelo. Junta a tudo isso uma paixão contagiante e uma invulgar boa disposição".

 

 

VINHOS QUE SERÃO DEGUSTADOS NA CASA RIO VERDE:

 

•  Porto MAYNARD’S 10 ANOS

•  Porto MAYNARD’S COLHEITA 2003

•  Porto MAYNARD’S 20 ANOS

•  Porto MAYNARD’S LBV 2009

•  Porto MAYNARD’S VINTAGE 2000

•  Porto MAYNARD’S 10 ANOS WHITE

 

 

 CURRÍCULO ÁLVARO VAN ZELLER,  EM VINHO DO PORTO

 

Álvaro é descendente de uma família que há 14 gerações se dedica ininterruptamente ao negócio de vinhos do Douro. Natural de Lisboa, escolheu o Brasil para sua formação como engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia da Universidade de São Paulo (1978 e 1982).  Em 1983, pós-graduou-se em Enologia pelo Instituto de Enologia da Universidade de Bordeaux. De volta ao Brasil, desenvolveu um grande projeto de uva de mesa no Rio Grande do Norte, paralelo 4.

 

 

Aos 28 anos, assume o cargo de enólogo da Quinta de Noval, empreendimento da família Van Zeller.  Uma das mais emblemáticas e conceituadas quintas do setor do Vinho do Porto, a Noval ficou mundialmente conhecida com o mítico "Vintage 1931 Nacional”, considerado um dos dois melhores vinhos do séc. 20 pela Wine Spectator. A premiação revela ao mundo o talento do enólogo. Em 1993, a família vende a Noval para um grupo francês.

 

Em 1996 é inaugurada a Barão de Vilar - Vinhos, S.A., a partir de um estoque de vinhos adquirido por Fernando Luiz van Zeller, cedido aos seus dois filhos Fernando e Álvaro. Em 1998, a Barão de Vilar inicia a comercialização dos seus Portos (marcas Barão de Vilar e Maynard's).

 

 

Com uma gama completa de Vinhos do Porto e do Douro, a Barão de Vilar está atualmente presente em um significativo número de mercados internacionais. No Brasil a marca Maynard’s é importada e distribuída pela Casa Rio Verde.

 

 

Recentemente a Barão de Vilar adquiriu a “Quinta do Saião”, no Alto Douro, para produção de vinhos e azeites.  Lugar paradisíaco, a área é protegida pela Unesco como patrimônio Mundial.

 

 

O vasto currículo de Álvaro inclui além da presença na Quinta de NovalAndresen e Barão de Vilar, os cargos de chefe do serviço de Prova do Instituto do Vinho do Porto, responsável técnico/gerente da Solar das Bouças, consultor na área de Enologia a Produtores-Engarrafadores e Comerciantes no Douro e coordenador da Junta Consultiva de Provadores – Vinhos do Douro - do Instituto dos Vinhos do Porto, e consultor. 

 

 

 PORTOS  DA   “MAYNARD`S”: MAIS DE 60 PRÊMIOS

 

 

A marca Maynard's recupera a história de Walter Maynard, nascido em 1652, antepassado da família van Zeller, através do seu casamento com Doroteia Augusta Kopke. Maynard`s foi um dos primeiros exportadores de vinho do Porto para Inglaterra. A marca apresenta um posicionamento premium visível em todos os detalhes, desde a seleção de vinhos até a apresentação do próprio produto final, pormenores que fazem a diferença e são sinônimo de exclusividade, paradigma de um produto único, com uma história de séculos.

 

 

O ano de 2016 mal começou e os Portos da Maynard`s já receberam quatro medalhas no concurso Vinales Paris Internationales, a saber – Prata: Porto Maynard`s 10 anos Touriga nacional, Porto Maynard`s 20 anos, Porto Maynard`s LBV – 2012 e Ouro:  Porto Mynard`s LBV – 1992.

 

 

Nos últimos 6 anos foram mais de 60 prêmios em diferentes competições, entre elas: Challenge International du Vin, Vinalies Internationales, Decanter World Wine Adwards e Concours Mondial de Bruxelles.

 

 

Os vinhos também estão na lista top de críticos como Roberto Parker: o Maynard`s 1934 - 96 pontos e o Maynards 2004 Colheita White Port - 91 pontos pela Wine Advocate (RP) -  dez 2015. O Maynard`s 2011 Vintage Port foi agraciado com 94 pontos pela Wine Enthusiast 2013.

 

 

Mais informações sobre os vinhos do Porto Maynard’s no www.vinhosite.com.br

 

 

Serviço

 

Degustações com o Enólogo Álvaro Van Zeller - Vinhos do Porto

Dias 28 e 29 de março – 19H30

Casa Rio Verde​​

Praça Marília de Dirceu, 104 - Belo Horizonte - MG

Convites: www.vinhosite.com.br

Valor: R$115 (sócios do VinhoClube da Casa Rio Verde têm 30% de desconto)





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco