http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Celebre as festas com borbulhas que são a sua cara!

Borbulhas não são todas iguais. Celebre com as que têm mais a ver com você!

 

 

 

Por Silvia Cintra Franco

 

 

Você sabe o que há em comum entre os espumantes como champanhe, cava, prosecco ou espumante?

 

 

As borbulhas. E ponto! Praticamente a única coisa que eles têm em comum são mesmo as borbulhas. O demais são diferenças! 

 

 

E já que festa, natal e réveillon se comemoram com borbulhas, escolha as que mais têm a ver com sua festa e seu espírito!

 

 

Os champanhes - além de serem elaborados por uvas da Champagne - chardonnay, pinot noir e pinot meunieur - passam todos por um período sobre leveduras, deitadinhos na cave, fermentando aquela segunda fermentação que resulta em borbulhas festivas e alegres. E ali ganham em complexidade, densidade, encanto e graça.

 

 

E há os champagnes mais sérios e os mais alegres e festivos! Mais austeros como os Henriot (importação Vinci) e mais brincalhões como os da Taittinger (import. Interfood). Se quiser gastronômicos, vá de Drappier (imp. Zahil) cuja base é a pinot noir e acompanha bem as carnes das ceias e dos almoços festivos. Vai presentear alguém que bebe rótulo? Vá de Barons de Rothschild, nome tradicional de Bordeaux, um champanhe bem feito e correto (imp. Vinci).

 

 

Mas se você quiser surpreender o amante e conhecedor de champagne, presenteie com champanhes artesanais de prequenos e meticulosos vignerons como Camille Bonville (imp. Hedoniste) e Maxime Blin Champagne Brut Carte Blanche (imp. Vinea)! Têm preço melhor do que as marcas de champagne de volume e uma qualidade distintamente superior.

 

 

E cavas? Cavas usam as uvas da Catalunha: macabeo, parellada e xarel-lo (e, mais recentemente, chardonnay) que passam pelo processo da segunda fermentação em garrafa, mas fazem a remuage (aquele oitavo de volta na garrafa para preparar a retirada das leveduras) de forma mecanizada, o que barateia seu preço. Cavas são festivas e mais leves que os champagnes, de modo geral, mas há exceções! Um grande cava pode eclipsar muito cava e champagne simples! Prove os da Juvé Y Camps  de aromas sedutores e muito elegantes (imp. da Premium Drinks Brasil). 

 

 

O Prosecco é feito com a uva glera da região de Prosecco, Itália. Aqui a fermentação acontece dentro de um tanque fechado que previne a saída do gás carbônico, CO2, e o vinho é engarrafado sob pressão. Há também espumantes em que o produtor injeta o CO2 no tanque. O que mais há no mercado é prosecco sem qualidade, e se você deseja qualidade e excelência vá de Prosecco Superiore Carpenè Malvolti DOCG (imp. Franco Suissa). É uma beleza!

 

 

O Brasil é reconhecidamente muito bom de espumante! A dica são dois brasileiros pelo método tradicional: o Bueno Prestige Cuvée, um belo espumante cheio de nuances e delicadezas, fresco e delicioso e a Miolo Cuvée Tradition, por R$40, um best buy, de boa textura, notas cítricas. E os da Cave Geisse sempre muito bons! 

 

 

E se você gosta de vinhos naturais e biodinâmicos, vá de Cave Geisse Espumante Nature ou Champagne Domaine Laherte Frères na Enoteca Saint Vin Saint!

 

Como dizia Lilly Boulanger, "Eu só bebo champanhe quando estou feliz, e quando estou triste. Às vezes eu bebo quando estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório."

 

Pois comemore e compartilhe a sua festa com as borbulhas que são a sua cara e o seu espírito!

 

 

 

 

Serviço

 

Empório Hedoniste: Tel. 4901-5625 e 11-9.8254-9854  contato@hedoniste.com.br

Enoteca Saint VIn Saint: www.saintvinsaint.com.br

Interfood: Tel.11- 2602-7266   www.todovino.com.br/

Premium Drinks Brasil: Tel. 21-9987-0041; 11-2362-2703; 21-4141-8575 www.premiumdrinks.com.br

Vinci: Tel. 11-3130-4500   www.vinci.com.br

Vinea: tel. 11-2078-7880   www.vinea.com.br

Zahil: tel. 11-3071-2900    www.zahil.com.br

 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco