http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Como saber a verdadeira idade de um whisky?

 

Com certeza não é pela cor do rótulo seja ele, vermelho, azul ou preto. Nem pelo nome: “whisky 8 anos”.

 

Entrevistamos Christiano Protti, que vem de uma temporada na Escócia, observando como se faz whisky, e retornou como o embaixador no Brasil do Glenfiddich.

 

A primeira revelação é de que scotch whisky, o whisky escocês tem de passar necessariamente por 3 anos de envelhecimento. Este é o whisky básico, standart, três aninhos de envelhecimento. Se no rótulo não vem impresso o número de anos de envelhecimento, significa que o whisky tem, pelo menos, 3 anos de envelhecimento.

 

Outra lenda urbana é a do whisky 8 anos. Não existe. Por isso, não compre gato por lebre.

 

Se você está disposto a beber um whisky envelhecido, confira no rótulo o número de anos impresso. E não se iluda com a cor do rótulo.

 

Degustamos o Glenfiddich 12 anos, o Glenfiddich 15 anos e o Glenfiddich 18 anos da destilaria Glenfiddich cujo primeiro whisky data de 1867.

 

Glenfiddich 12 anos, um single malte possui um mínimo de maturação de 12 anos em barris de carvalho americano e espanhol que asseguram um whisky de malte único e definido, com sabores complexos e notas de pêra fresca e carvalho sutil. A amiga Silvana Giangrande que degustou comigo conferiu estas notas.

 

Glenfiddich 15 anos venceu pela primeira vez na categoria Speyside Single Mast no concurso Scotch Whisky Masters 2012 em Cinnamon Kitchen, Londres, com cerca de 150 whiskies participantes e júri de especialistas de todo o mundo. Seu sabor exótico e maravilhoso, ganhou o título mais cobiçado da premiação. Degustei com Silvana e, de fato, é uma beleza de whisky!

 

Glenfiddich 18 anos é um whisky mais forte e para os fortes...

 

Compre whisky envelhecido se quiser, mas não deixe de conferir no rótulo o que realmente interessa: o número de anos de maturação! E a cor, deixa pra lá!, é pura perfumaria! 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco