http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Emiliana, orgânica e biodinâmica, de belos vinhos!

Por Edecio Armbruster com Silvia Cintra Franco

 

 

 

Coyam, ícone da Emiliana, é um dos vinhos mais fascinantes do Chile, segundo Oz Clarke (2014), e para Hugh Johnson, um tinto de estilo mediterrâneo e uma bodega cujos vinhos - 3 estrelas vermelhas em 2014 - indicam qualidade aliada à boa relação custo benefício.

 

 

Emiliana é uma bodega joint venture entre a família Guilisasti, principal acionista da Concha Y Toro com o talentoso e enérgico enólogo Alvaro Espinoza e sua abordagem biodinâmica e orgânica. E hoje é “Companhia Verde do Ano” pelo Green Awards.

 

 

O resultado são vinhos de altíssima pontuação e qualidade.

 

 

Coyam é o ícone da bodega com altas pontuações em Descorchados; Adobe, a linha de entrada com vinhos baratos. A linha Novas sensivelmente superior e agora Signos de Origen Syrah são importados pela La Pastina e "encontráveis" no empório Eat. 

 

 

 

Segundo José Guilisasti, especialista em agricultura orgânica e biodinâmica, gerente geral da vinícola Emiliana, “a agricultura orgânica e biodinâmica é a melhor forma de ter vinhedos mais equilibrados, saudáveis e produtivos, o que se traduz em melhor qualidade de uvas e, portanto, de vinhos”.

 

 

Para saber mais

 

A maior vinícola especialista em agricultura orgânica e biodinâmica

Emiliana é uma vinícola cheia de curiosidades. Assim como na prática da agricultura orgânica e biodinâmica, também faz parte de um Programa de Responsabilidade Social que apoia a criação de microempresas dentro da empresa. Além de seus vinhos orgânicos, produz também azeite de oliva e mel. Vendidos na loja da própria vinícola, os dois produtos beneficiam os trabalhadores que recebem o valor da venda. Também é parte do Programa de Responsabilidade Social, uma horta orgânica a casa vinhedo, com objetivo de capacitar os trabalhadores para o cultivo e consumo familiar de hortaliças.

 

As fileiras de oliveiras espalhadas pelos vinhedos ajudam a impedir que a poeira que levanta durante os trabalhos chegue às uvas e propague os insetos. Além das oliveiras, as flores coloridas que embelezam os campos também atraem insetos benéficos que evitam o ataque de parasitas, esse processo é chamado de cultivo “de cobertura”. Com um setor de cultivo de plantas destinadas aos chamados “preparados biodinâmicos”, que cumprem o papel de energizar e vitalizar a terra, a vinícola utiliza um “calendário biodinâmico” com objetivo de obter maior qualidade no produto cultivado. Alguns desses preparados são guardados em espaços subterrâneos, em condições especiais de temperatura e luminosidade. Cada um deles tem relação com elementos minerais e recebe influência das constelações e dos ciclos solares e lunares. O resultado é percebido na força e na energia das plantas.

 

Emiliana é uma vinícola que protege a natureza, que acredita que as plantas são moldadas por forças provenientes das profundidades da terra e das alturas do céu. Com os ritmos circulares da luz do Sol, da Lua e dos planetas, que influenciam a vida das plantas, o resultado é crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, é possível programar diferentes atividades e trabalhos agrícolas. 

 

Para produzir água quente, a vinícola conta com painéis solares. Todos os tratores são movidos a biocombustíveis. Sem fertilizantes químicos, os vinhedos fabricam o seu próprio composto orgânico, que é uma das partes mais importantes de todo o processo de fabricação dos vinhos. É a boa qualidade do composto que nutre e fertiliza o solo e as plantas. 

 

 

Todos os vinhedos de Emiliana têm bosques e corredores biológicos para cultivo e proteção de plantas nativas, que também resguardam o solo de erosão. A iniciativa é feita junto com a CONAF, Corporacion Nacional Florestal de Chile. Há vasta biodiversidade nos vinhedos, potencializada com diferentes espécies entre o reino animal e vegetal. Na agricultura orgânica, as galinhas chilenas “Colloncas” ajudam no controle de pragas. Com galinheiros móveis, essas galinhas circulam livremente entre as videiras. Alpacas, cavalos, vacas e aves convivem soltos.

 

 

Mundus Vini BioFach International Organic Wine Award

O concurso “Mundus Vini BioFach International Organic Wine Award”, um dos mais importantes concursos de vinhos biológicos do mundo, é uma competição realizada na Alemanha. Anualmente, reúne participantes de todas as regiões vinhateiras do mundo. Com objetivo de promover a qualidade da produção de vinho biológico, é visto pelos produtores e enólogos como um reconhecimento internacional pelos esforços desenvolvidos na cultura biológica da vinha. Funciona como barômetro da qualidade dos vinhos, apoiando consumidores finais na seleção dos vinhos. Os vinhos participantes do concurso são provados segundo os standards definidos pela “Associação Internacional de Enólogos” e pela “Organização Internacional do Vinho”. 

 

 

EAT – Empório e Restaurante

Avenida Doutor Cardoso De Melo, 1191 - Vila Olímpia

De segunda a sábado, das 8h às 23h, inclusive feriados

Telefone: (11) 5643-5353

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco