http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?

O Douro faz grandes portos e grandes vinhos hoje. Descubra qual é o seu Porto.

 

 

 

Por Silvia Cintra Franco

 

 

 

Eu acreditava que não era grande fã de Porto, mas foi aportar numa Master Class de Ruy Falcão (25/nov/14) para descobrir que não somente aprecio Porto, mas como tenho os meus preferidos! O que uma master class de Porto não faz! O evento se deu durante Porto Douro International Wine Tasting 2014, organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto I.P.

 

 

O Douro conta com mais de 70 castas nativas diferentes e o vinho do Porto não se faz só com uma uva. É sempre um corte, blend ou mistura ou em português castiço, "vinho de lote". Por vezes o blend ou lote reúne mais de 40 uvas diferentes! E como se não bastasse, o vinho do Porto não é somente um corte de uvas, mas também um blend de diferentes vinhedos!

 

 

A cor no vinho do Porto é fundamental: branco, rosé, ruby (a cor é rubi) e tawny do inglês, "aloirado". E são quatro os estilos de Porto: Tawny, Ruby, Branco e Rosé. Existem ainda as categorias especiais: Tawny Reserva, Tawny 10 anos, 20, 30 e 40 Anos e Colheita e Ruby Reserva, Late Bottled Vintage (LBV) e Vintage.

 

 

Porto 10, 20, 30 ou mais de 40 anos significa que o Porto tem identidade de vinho de 10, 20, 30 ou mais de 40 anos.

 

 

Como assim? você pode se perguntar como eu me perguntei: é a soma da idade das uvas ou a média? Não. É a identidade identificada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto  - IVDP, instituto público português que promove o controle da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto e do Douro.

 

 

Ainda com a interrogação martelando em minha cabeça parti para a degustação, e ah! maravilha: eu não sabia, mas definitivamente eu gosto de Porto!  Mas prefiro os de 10 anos e 20 anos!

 

 

 

Notas de degustação

 

Quinta da Romaneira Tawny 10 Anos   !!!+

 Aromas intensos de frutas e notas de frutas secas. Rico de sabores e texturas, sedoso. Importação da Portus.

 

 

Wine & Soul 10 Anos !!!+

Eu já sou fã dos vinhos tranquilos da Wine & Soul da talentosa Sandra Tavares e seu marido Jorge Borges. Começaram com vinhos tranquilos ao contrário das demais vinícolas durienses. Meu preferido é o branco Guru, mas o Pintas, o Caracter e agora Crochet  (Sandra Tavares e Susana Esteban, enóloga do Alentejo tricotaram um vinhaço moderno e saboroso!) são ótimos.

Tawny. Aromas de frutas secas, notas tostadas, sensação de doçura e frescor final. Pura seda em boca. Untuoso e de longa persistência. Envelhece no Douro. Importação da Adega Alentejana.

 

 

Quinta da Ervamoira Adriano Ramos Pinto Tawny 10 Anos !!!+

Complexo com notas de avelã, frutas secas, mel. Aroma pungente cítrico, único. Menos untuoso e mais fino. Pura elegância. Importação da Franco Suissa.

 

 

Real Companhia Velha Tawny 20 Anos !!!++

Aromas de frutas secas, damasco, framboesa, mel. Em boca, macio de densa textura sedosa. Acidez que corta a doçura e fica no palato o frescor e a elegância. Delicioso!

Tawny em transição passando do perfil ruby para tawny, da cor vermelha para o aloirado. Importadora Barrinhas.

 

 

Bulas Tawny 20 Anos !!!++

Tawny. Mais encorpado e envelhecido que o Real Cia Velha. Citricidade, frutas secas, defumado, mel, café, especiarias. Complexo. Envelhece no Douro. Produtora Isabel Vieira (isabel.vieira@gmail.com). Sem importador no Brasil. É torcer para que encontre, porque é um belo Porto!

 

 

Taylor's Tawny 20 Anos

Tawny. Tâmara, amêndoa, bela persistência e pura elegância. Importação Vila de Arouca.

 

 

Santa Eufêmia Tawny 40 Anos

Tawny. Cor já marrom em taça. Aromas diferentes de ervas, madeira molhada, especiarias e aromas terciários. Complexo. Importação Terra a Terra.

 

 

LBV Burmester 2009

Ruby. Late Bottled Vintage que significa safrado e engarrafado tardiamente.

Aromas de frutas maduras, notas pireumáticas, taninos presentes e finos. Em boca notas de uva passa.

 

 

Quinta do Crasto Vintage 2008

Fresco em nariz, muita fruta, framboesa, mirtilo, amoras, licor, taninos presentes e finos, com um final agridoce. Importação Qualimpor.

 

 

Duorum Vintage 2007 !!!++

2007 foi uma grande safra. Um nariz magnífico de belos e intensos aromas de frutas, ameixa. Elegante, fino. Magnífico! Importação da Porto a Porto/Casa Flora.

 

 

A temperatura do Porto é fundamental, deve ser servido perto dos 14˚C e nesses nossos trópicos abaixo da linha do Equador, refrescar o vinho do Porto a 11˚C é obrigatório. 

 

 

E nada de usar aquela tacinha pequena que nossos avós usavam, a taça do Porto deve ser grande como a que se usa para vinho branco. Para que seus aromas complexos e maravilhosos se revelem por inteiro!

 

 

 

Para saber mais

 

A primeira Deniminação de Origem do mundo é do Douro, que por séculos dedicou-se ao vinho do Porto, um vinho fortificado no qual se acrescenta aguardente vínica e que, no passado, deixava o Douro em balseiros para amadurecer e ganhar em complexidade e graça em Vila Nova de Gaia.

 

O vinho do Porto é o que nasce no Douro e hoje já é Patrimônio da Humanidade, porque tudo o que tem foi construído à mão pelo homem.

 

No inverno as temperaturas chegam aos 5 e 10 graus negativos! E no verão a 42˚, 45˚C positivos! É um vinho concentrado, pois os rendimentos são baixos porque a produção é baixa pela falta de água, clima difícil e natureza agreste. Por vezes não se obtém mais do que um cacho de uva por parreira, e o que se perde em volume, ganha-se em qualidade e concentração!

 

Cada parcela do Douro vem de um microclima diferente, altitude diversa (próximo ao rio é mais quente, e as uvas têm mais açúcar) e quanto mais alto o vinhedos, suas uvas são mais frescas e com maior acidez.

O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto? 
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?
Array
O Douro é um universo de vinhos. Qual é o seu Porto?




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco