http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/67dd6359d5ca9d6d89ab39f98880b956.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Os Barolos da Batasiolo

Um grande vinho que exige compreensão, certa bagagem. Para iniciados.
 

 

Por Silvia Cintra Franco

 

Que o Barolo é reconhecido como o grande vinho, ou um dos grandes vinhos da Itália nem se discute. O que se discute são estilos.

 

No passado, o Barolo era excessivamente austero. Em meados do século passado, cai para o outro lado do pêndulo, exagerando na extração e concentração da fruta e na madeira. Mais recentemente os Barolos ganharam em equilíbrio e respeito ao terroir do Piemonte.  

 

Em qualquer caso, como diz Ângelo Fornara, sommelier da Batasiolo, o Barolo é um vinho que exige compreensão, certa bagagem. Não é um vinho fácil para tomar. É vinho para iniciados.
 

 

A Max Brands traz ao Brasil os Barolos da Beni di Batasiolo, fundada  em 1978 quando a família Dogliani compra a Vinícola Chiola, em La Morra, no coração do vale do Barolo e começa nova produção.

 

 

Notas de degustação
 

Degustamos barolos de dois vinhedos,  Vigneto Cerequio e Vigneto Bofani.  A distância física entre os dois vinhedos é de 3 km e no palato centenas. São dois vinhos totalmente diferentes. O Cerequio está mais acima, a 360m de altitude em média.

 

Até 5 milhões de anos atrás a região de Langhe era mar. Portanto, as raízes dos vinhedos chegam à sedimentação de animais marinhos, calcário e argila. As camadas abaixo da área do mar têm pedra, areia e são aquelas que dão aos vinhos as características olfativas.
 



Barolo Vigneto Cerequio 2004
Produtor Beni di Batasiolo
Vem de La Morra, do vinhedo "Cerequio" no Piemonte.
Além de um grande Barolo é um grande vinho. Pode guardar mais um ou dois anos.
100% Piemonte
Tonéis de carvalho esloveno por 24 meses. Engarrafamento de 12 meses para afinamento.

2004 é um dos melhores anos ou como diz Hugh Johnson, respeitado crítico britânico, uma das older fine vintages.

Visual evoluído com um rubi intenso.
Intenso no nariz. Cogumelos, complexo, balsâmico, mentol. Mais estruturado.  Mais masculino, se assim se pode dizer.
Belíssima textura.
R$380 nas lojas especializadas.


Barolo Vigneto Bofani 2004
Produtor Beni di Batasiolo
100% Piemonte
Vem de Monforte d'Alba do vinhedo Bofani
24 meses em tonéis de carvalho esloveno
12 meses de afinamento em garrafa. Um grande Barolo.

Este barolo Bofani vem da Colina de Buscia, uma das ícones de Piemonte e o vinhedo é Bofani. E Monforte é uma das melhores subregiões. Produção de 14 mil garrafas.

Visual evoluído e delicado.
Aromas complexos de frutas, terciários como cogumelos, floral, rosas.
Em boca delicadeza e estrutura. Complexidade. Longa persistência. Mais feminino. Muito elegante. Mais sutil.
R$380 nas lojas especializadas.



Beni di Batasiolo são os maiores proprietários privados de vinhedos com 124 ha.  As vinhas situadas ao Sul, no Langhe e, como na Borgonha, são muitos os pequenos produtores, mais de 600 cadastrados. Há produtores que tem poucos mais de um quintal. E esta pulverização é histórica. Antes eram propriedades muito grandes da igreja e grandes proprietários e por herança foi se dividindo.

 

70% dos vinhedos estão dedicados ao Barolo, sendo 7 tipos diferentes de Barolo: o normal, o reserva, os de La Morra com 2 Single vineyards (Cerequio e Brunate) e que não são monopole (pertencentes a um único proprietário) e 2 singlevineyards em Serralunga .

 



A produção total de Batasiolo conta com 450mil garrafas de barolos.  Estão presentes em 70 países do mundo e mais de 75% da produção da Batasiolo vai para exportação,  e os EUA e Canadá são os primeiros.

 


MaxBrands

Oferece seleto e enxuto portfólio de vinhos e destilados. O objetivo é trazer ao Brasil produtores tradicionais e novos talentos, que traduzem com graça e precisão as melhores características de cada região produtora.

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco