http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Ottagono Nero di Troia Riserva DOCG 2011, vinhaço de uma casta surpreendente!

Um vinhaço de uma casta surpreendente, de alta qualidade e há 40 anos em declínio. Não dá pra acreditar. Deguste, pois vale a pena!

 

Quem traz é a La Pastina de Celso La Pastina. Que devia estar bem inspirado quando decidiu trazer este belo vinho.

 

 

Ottagono Nero di Troia Riserva DOCG 2011 é vinho da Puglia, região emergente no mundo do vinho, embora faça vinhos desde a Antiguidade. Como diz o Gambero Rosso, a Puglia é hoje um laboratório de vinho, porque estão fazendo experiências constantes. E este Ottagono é a melhor prova de uma experiência bem sucedida, inegavelmente italiano com DNA do salto da Bota e notavelmente superior a muitos vinhos da região.

 

 

Nero di Tróia ou Uva di Troia é uma casta nativa e exclusiva da cidade de Tróia (não a de Homero ou a de Brad Pitt…), mas  da Puglia, o salto da Bota. Entretanto, dizem que a village de Troia foi fundada por Diomedes, que destruiu a famosa Tróia...

 

 

Nero di Troia pode fazer vinhos complexos e de guarda quando bem trabalhada. E este Ottagono é uma boa prova! Ottagono é varietal (100% nero di troia), mas a Nero di Troia também é usada em cortes por aportar alto teor de taninos, álcool e cor intensa e é usada para manter o frescor, segundo Jancis Robinson em seu enciclopédido Wine Grapes.

 

 

Casta de alta qualidade e em declínio

 

Uma casta de alta qualidade e consideravelmente em declínio nos últimos 40 anos, segundo Jancis Robinson em seu enciclopédico Wine Grapes (co-autoria com Julia Harding e José Vouillamoz),  mas surpreendentemente bem feita pela Torrevento. 

 

Para Oz Clarke, Torrevento é um dos melhores produtores de Uva di Troia ou Nero di Troia.

 

 

Torrevento é considerado pelo Gambero Rosso 2014 o único produtor que faz um excelente Nero de Tróia: "azienda exemplar pela sustentabilidade e atenção ao meio ambiente", protagonista da denominação Castel del Monte e com certificado biológico de viticultura.

 

 

Torrevento trabalha com vinhedos autóctones (nativos), onde se destaca a Nero di Troia com sua busca pela "finezza, freschezza del fruto e della bevibilità" (finesse, frescor do fruto e agradável de beber),  declara o Gambero Rosso. 

 

 

O terroir ideal para a Nero di Tróia é Castel del Monte, zona árida e montanhosa, habitat ideal para a casta. 

 

 

Segundo Hugh Johnson, Castel del Monte é um terroir de duas estrelas e em ascensão, produzindo vinhos secos, frescos e cada vez mais sérios. 

 

 

Boa e feliz seleção esta da La Pastina que traz Ottagono Nero di Troia Riserva DOCG 2011 ao Brasil. Vinhaço! R$172.

 

 

Notas de degustação

 

Ottagono Nero di Troia Riserva DOCG 2011 !!!++

Torrevento 

Castel del Monte, Puglia.

Casta: 100% Nero de Tróia ou Uva di Troia

13,5%

 

A garrafa de notável fundo côncavo deste Ottagono  Nero di Troia Riserva DOCG 2011  já prenuncia o empenho do produtor em demonstrar qualidade. 

 

Rolha comprida (5 cm)  e colmatada, i.e., a rolha natural com os poros preenchidos com resina para reduzir a porosidade e entrada de oxigênio. 

 

 

Rubi com ligeira unha de evolução (aquela linha do vinho, um nada mais clara na superfície da taça quando você a inclina sobre uma folha branca).

 

 

Aromas de fruta madura, complexidade aromática, defumado, especiarias.

 

 

Em boca, boa estrutura, encorpado, fino e elegante, taninos bem trabalhados. Vinho bem equilibrado, acidez moderada, menor do que a de um chianti. Complexo em boca.

 

 

Um italiano moderno. 

 

 

Uma importação inspirada de La Pastina de Celso La Pastina:R$172 no empório EAT, à av. Doutor Cardoso de Melo 1191, tel. 11-5643-5353.

 

 

 

 

 

 

 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco