http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Pizzorno Primo 2008, um vinho bordeaux uruguaio com tannat. Surpreendente!

Por Guto Martinez com Silvia Cintra Franco

 

 

O Uruguay tem se destacado pelo tannat, mas Carlos Pizzorno surpreende com seu Primo 2008 ao acrescentar ao tannat o corte bordalês: cabernet sauvignon, merlot e petit verdot. O resultado é um vinho surpreendente e sedutor!

 

 

Degustamos este e outros vinhos da Pizzorno na Wine Soul Store, acolhedora loja de vinhos da sommeliere Eliana Araújo e de Ana de Andrade que passam a distribuir os vinhos da Pizzorno..

 

 

A Pizzorno, estabelecida na região de Canelones, produz seus vinhos através de técnicas por vezes experimentais, testadas como num laboratório que permite obter resultados bastante diversos – como um Tannat cujos aromas e sabores remetem a um jovem Beaujolais-Nouveau! como é o caso do Don Próspero Tannat Maceración Carbónica. 

 

 

O tannat é uma casta tânica originária de Madiran, sudoeste da França, e que os uruguaios transformaram num tinto vibrante, determinado, mastigável, com muita cor e estrutura. A produção uruguaia é bastante limitada e está nas mãos de apenas 280 produtores, dos quais apenas 30% produzem vinhos finos. – A produção também é muito restrita a poucos tipos de uva, como a Tannat. –A produção local desta uva ultrapassa até a francesa, tamanha a adaptação que teve ao clima local. 

 

 

Notas de Degustação 

 

Don Próspero Sauvignon Blanc 2014  !!

Um vinho feito de uvas colhidas em três momentos distintos, com diferentes graus de amadurecimento, e que são resfriadas a temperaturas entre 5º e 7º antes de serem levadas à vinícola, reduzindo a oxidação. 12% de graduação alcoólica.

 

O resultado é um vinho extremamente aromático, com notas de frutas frescas, maracujá, lichia, toranja, e sabores muito expressivos, com uma acidez bem equilibrada. R$45

 

 

Don Próspero Tannat Maceración Carbónica 2014 !!

O vinho mais surpreendente da noite, desde a sua transparência e cor rubi viva, aos aromas intensos de frutas frescas, banana, muito semelhantes a um Beaujolais. 

 

Em boca é delicado, com taninos muito discretos, acidez gastronômica. Vinho jovem para beber já. E vai bem com sushi.

 

 

Pizzorno Tannat Reserva 2011  !!!

Um exemplar típico de Tannat, mas muito bem feito, este vinho passa um ano em carvalho americano e outro em garrafa, dando a ele um sabor mais rústico, mas de paladar muito agradável. Maceração normal e tradicional. Carlos Pizzorno usa apenas carvalho americano, porque tem mais personalidade e enfrenta bem o tannat.

 

Bela cor rubi com reflexos violáceos, equilíbrio e persistência na medida. Aromas cativantes. Boa persistência.

 

 

Pizzorno Primo 2008 !!!+

Topo de gama do produtor, este belíssimo vinho passa dois anos em barrica de carvalho americano e outros três em garrafa para afinamento. É feito com um corte de 50% de Tannat, 25% de Cabernet Sauvignon, 20% de Merlot e 5% de Petit Verdot, e talvez por isso sua complexidade lembre muito a dos tintos de Bordeaux.

 

Aromas de amoras, framboesas, couro, cacau e especiarias, muito estruturado e equilibrado, com taninos aveludados e um final elegante.

 

O ideal é deixá-lo decantar por trinta a quarenta minutos antes de degustar e aproveitar para sentir os desdobramentos dos seus sabores e aromas à medida que ele evolui em taça. Um vinhaço. 

 

 

Wine Soul Store

R. Oscar Freire, 540, Cerqueira César, tel. 2359-8871. 15 lugares. 

Seg. a sáb.: 11h às 20h.

contato@winesoulstore.com.br





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco