http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Primeira Grande Prova Anual de Vinhos do Tejo

Aconteceu no final de fevereiro a ‘Primeira Grande Prova Anual de Vinhos do Tejo’ em solo brasileiro, nos Consulados de Portugal das duas cidades. Juntos, os eventos chegaram a reunir aproximadamente 900 pessoas, dentre chefs de cozinha, empresários e profissionais do setor, com degustação, harmonização e apresentações culturais lusitanas.

 

Durante o encontro, 14 produtores da região do Tejo - cuja entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos é a CVR TEJO - visitaram o Brasil, trazendo na bagagem cerca de 100 rótulos, dentre brancos, rosés, tintos e espumantes, reconhecidos pela qualidade e tradição.

 

Em São Paulo os chefs Alain Uzan (Avek) e Ivan Achcar (Alma Cozinha) ministraram masterclasses de harmonização com vinhos do Tejo. Além disso, o chef Alain Uzan venceu o Concurso com a melhor harmonização com vinhos do Tejo que foi: Rocambole de Filé ao molho do Chef com Gratin Dauphinois, harmonizado com o vinho Bridão Syrah.

 

No Rio, os chefs Efraim Moraes (Bistrô Ouvidor) e Barão Vieira (Barão Gastronomia) também comandaram masterclasses de harmonizações com vinhos do Tejo e gastronomia brasileira e gastronomia de montanha, respectivamente.

 

.

SP - Premiação - Temos os seguintes restaurantes vencedores por categoria de gastronomia:

Gastronomia Portuguesa: ‘Restaurante Bar Espírito Santo’

Gastronomia Brasileira: ‘Alma Cozinha’

Gastronomia Japonesa: ‘Sassá Sushi’

Gastronomia de Boteco: ‘Zangari Café Bistrô’

Melhor Serviço de Vinhos: ‘Tasca da Esquina‘

 

SP - Foram oferecidos diplomas de honra:

Chef Alain Uzan

Chef Eduardo Castro

Chef Ivan Achcar

 

Rio - Foram oferecidos diplomas de honra aos seguintes sommeliers, pelo bom serviço de vinhos:

Francisco Edcarlos: ‘Adegão Português’ de São Cristóvão e Barra

Julio Oliveira: ‘Adegão Português’ de São Cristóvão e Barra

 

Em São Paulo a conhecida fadista Ciça Marinho cantou com sua banda. Houve também a apresentação de um grupo de Fandango, dança típica da região do Tejo. Durante o encontro de São Paulo, a tradicional Confraria Enófila do Tejo realizou a cerimônia de entronização de José Carlos Santanita, diretor da Wine Senses, pela primeira vez, fora do território lusitano. 

 

“A região TEJO é uma das regiões de vinhos portugueses que mais tem investido na formação vínica dos brasileiros por meio do projeto ‘Caravana dos Vinhos do Tejo’, que tem percorrido várias cidades brasileiras com significativo êxito. Os vinhos  do Tejo são uma prova de qualidade, produzindo alguns dos mais reconhecidos vinhos de Portugal e do mundo, premiadíssimos em todos os mercados”, afirma Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo.

 

O Brasil é o 4º mercado extracomunitário da Região do Tejo e o 2º mercado de investimento, o que explica o aumento das exportações em 42% no ano de 2013. João destacou também o sucesso do evento. “O Brasil continuará a ser um mercado prioritário para a região. Sabíamos do gosto do brasileiro pelos vinhos portugueses, mas nossas expectativas foram superadas em relação ao sucesso de público”, resume João Silvestre, Diretor Geral da CVR Tejo.

 

Os 14 produtores da CVR TEJO que participaram nestas iniciativas no Brasil foram: Adega Cooperativa do Cartaxo, Agro Batoréu, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Falua, Fiuza, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta do Casal Monteiro, Quinta Vale de Fornos, Quinta da Alorna e Pinhal da Torre.

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco