http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Rio Wine And Food Festival

De 7 a 13 de Outubro o Rio de Janeiro se transformará na capital do vinho

 

Um projeto inédito no Brasil promete envolver toda a cidade maravilhosa. Esta é a proposta do Rio Wine and Food Festival (RWFF) que acontece de 7 a 13 de Outubro. De acordo com a empresa organizadora do evento, Baco Multimídia, o evento impactará positivamente o carioca e atrairá visitantes para cidade, através do vinho e da gastronomia ao associar esse segmento às outras formas de arte, cultura e entretenimento. O Festival acontece em toda a cidade, muitas vezes de forma simultânea, inclusive via web. 

 

Com atividades que vão desde o jantar de abertura no Copacabana Palace, até uma feijoada harmonizada com vinhos no simpático terraço do Instituto Cravo Albin, passando por degustações de vinhos raros, capacitação em comunidades e debates sobre o tema. É assim que a semana vai ganhando o tom. Além disso, o RWFF brinda a comunidade do Morro do Chapéu Mangueira com o “Wellcomunidade Drink”, quando uma caravana de especialistas fará degustações, apresentações de vinhos e capacitação em bares. Haverá ainda um grande leilão beneficente de vinhos no hotel Fasano.

 

Outra ampla ação é o movimento Rio Rolha Zero, o qual durante a semana do evento os restaurantes participantes não cobrarão a taxa de rolha, conta com nomes de peso como o Cipriani, Mr Lam, Alloro, Sawasdee, restaurantes do grupo Claude Troisgros (CT Boucherie, CT Trattorie, CT Brasserie e Olympe) Gero, Fasano, Paris, Terzetto e Uniko. Todos motivados pelo incentivo ao consumo de vinhos, que a cada dia está mais associado à saúde e ao bem viver. Muitos destes restaurantes farão eventos, menus especiais harmonizados ou oferecerão vinhos a preços especiais.

 

No dia 9 de Outubro, o seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dará o tom acadêmico à semana. Os principais nomes do mercado produtor e importador debaterão sobre temas como marketing, vendas e e-commerce, na sede da instituição, em Botafogo. Entre os palestrantes estão Carlos Paviani, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Adilson Júnior, presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), Rogério Salume, presidente da WINE.com, José Manuel Ortega e o presidente do grupo O.Fournier. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

 

Seminário na FGV discute mercado de vinhos no Brasil

GRADE SEMINÁRIO VINHO & MERCADO

 

08:30hs - Abertura pela FGV - café

 

Moderadores:

Márcio Pezzela - Superintendente FGV

Sergio Queiroz - Sócio-Diretor Grupo BACO Multimídia

 

9h - 9h20min - Panorama do Mercado de Vinhos por Marcelo Copello 

 

9h20min – 9h50min - "O Mercado de Vinhos - sob o ângulo da produção nacional - Desafios, oportunidades e crescimento do mercado", Por Carlos Paviani (Diretor Executivo-CEO do IBRAVIN)

 

9h50min – 10h20min - "O Mercado de Vinhos - sob o ângulo do importador- Desafios, oportunidades e crescimento do mercado", Por Adilson José Santos Carvalhal Junior - Presidente do Conselho Deliberativo da A.B.B.A. (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas) e presidente da Casa Flora.

 

10h20min  - 10h40min  - Debates10h40min  - 11h – Coffee Break

 

11h- 11h30min - "E-Commerce- Uma nova realidade no mundo dos vinhos", por Rogério Salume - Presidente da WINE.com 

Um dos destaques do festival é a Grande Prova Vinhos do Brasil. Com curadoria do expert Marcelo Copello, terá mais de mil garrafas organizadas por 17 categorias para classificação dos melhores vinhos do Brasil. Ao fim, o júri formado por um grupo altamente qualificado, apresentará ao mercado a qualidade e diversidade dos rótulos produzidos no Brasil. O resultado fará parte do Anuário Vinhos do Brasil 2014, atualmente maior referência do setor.

 

11h30min - 12h – "Marketing e Vendas - Ações e ideias que ajudam a vender", "Bodegas O. Fournier - a construçãode uma historia de sucesso, grandes vinhos, prêmios, excelência e inovações no mundo do vinho”, Por José Manuel Ortega, presidente de O. Fournier  

 

 

12h - 12h30min - Debates

 

12h30min - 14h – almoço livre

 

14h30min - 15h  - Palestra e apresentação: ALMAVIVA um case de sucesso e excelência na produção de vinhos - Uma referência mundial.

Por Michel Friou, diretor do grupo Almaviva (a confirmar)

 

15h - 15h30min - Palestra e apresentação: Caminhos para o empreendedorismo no mundo do vinho e da gastronomia.

Por Cezar Vasquez, diretor superintendente do SEBRAE-RJ

 

15h30min - 16h - Palestra e apresentação: "A trajetória de sucesso de uma notável vinícola nacional"

Por Luciana Salton, Diretora Executiva da Vinícola Salton

 

16h - 16h30min -  "O Brasil rumo a excelência na produção de Vinhos" - Case Cave Geisse - Os caminhos, possibilidades e a realidade do nosso terroir e enologia, por Mario Geisse – Enólogo de prestigiadas vinícolas no Brasil e exterior, incluindo a de sua propriedade, a notável Cave Geisse

 

16h30min - 17h – Debates

O evento também contará com apresentação de cases de sucesso da produção vinícola. É gratuito e as vagas são limitadas. Abaixo, segue a programação completa.

 

Data: 9 de outubro

Horário: 8h30min às 17h

Local: Fundação Getulio Vargas

Endereço: Praia de Botafogo, 190, auditório 12º andar

Mais informações: http://mgm-rio.fgv.br/eventos

 

Ainda farão parte do evento diversas degustações, jantares harmonizados com a participação de grandes chefs, palestras temáticas, ações promocionais em sites, lojas, bares, restaurantes e supermercados. No sábado, a turma do RWFF vai invadir a Caged, em Benfica, com degustações e promoções em lojas, além do lançamento do livro “Vinho e Muito Mais”, de Marcelo Copello.

 

 

A agenda completa poderá ser acompanhada nos dias que antecedem o festival, através do site do www.riowineandfoodfestival.com.br ou do facebook/riowineandfoodfestival.

 

O evento tem apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (SETRUR), da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTour), do Sindicato de Hotéis e Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da associação Brasileira de Industrias e Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RJ), da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (SBAV-RJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

A BACO Multimídia, idealizadora e organizadora do RWFF, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista BACO, o Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. É dona do Portal SimplesmenteVinho.com.br. Seu portfólio inclui ainda o programa de rádio Simplesmente Vinhos, um curso de vinhos via celular, mídia digitais e uma série de eventos no Brasil e exterior. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco