http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Denis Dubourdieu: a importância de degustar primeiro os tintos

Ninguém menos do que Denis Dubourdieu, famoso professor de enologia de Bordeaux, esteve presente no Wine Gourmet Show da Casa Flora e Porto a Porto para apresentar pessoalmente seus vinhos.

 

Entrevistei Denis Dubourdieu que – como bom professor, me deu uma aula sobre degustação de vinhos. E uma das coisas de que ele fala e explica, para grande desconcerto de enochatos e enoespecialistas, é a importância de se degustar primeiramente os tintos e depois os brancos.

 

Em resumo, ele – especialista em aromas do vinho – declara que os aromas e a expressão dos brancos são muito mais potentes e mais frescos do que os dos tintos. Ora, ao se degustar um tinto após o branco, naturalmente se há de perceber o tinto sempre mais austero e mais obscuro do que o branco, pois o branco encobriu o tinto. Dubourdieu citou o ditado francês: le blanc sur rouge rien ne bouge, rouge sur blanc tout fout le camp. Numa tradução livre: branco sobre tinto, nada se move; tinto sobre branco leva à precisão. Evidentemente, a regra se aplica às degustações e não às refeições que costumam começar por um prato mais leve que pede branco. Confira na entrevista em vídeo.

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco