http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Michel Chapoutier, o homem dos terroirs

Michel Chapoutier, o homem do Rhône, é um criador incansável de grandes vinhos, adepto da viticultura biodinâmica e da agricultura orgânica. Dele ouvi anos atrás de que o vinho se faz no vinhedo, isto é, não cabe manipular o vinho na cantina e corrigir o que deu errado no campo.

 

Contrário à uniformidade dos vinhos, em que um vinho da África do Sul é igual a um da Europa, Chapoutier criou uma linha de vinhos com o nome de parcelas selecionadas, a "seléction parcellaire" – vinhos provenientes dos melhores vinhedos e que têm por missão mostrar o melhor do local de onde elas vêm, o DNA do lugar. Numa comparação simplista é como se ele quisesse provar que existe limão, limão galego, limão caipira e que cada uma dessas variedades, dependendo de onde provêm, tem sabor distinto.

 

Em síntese, a seléction parcellaire de Chapoutier é um manifesto antiglobalização do vinho ou uma apaixonada declaração de amor ao vinho com DNA e proveniência de origem.

 

A destacar o Bila Hâut, do Roussillon, um best buy de preço acessível até mesmo aqui no país dos impostos (US$29,90): corte de Grenache, Syrah e Carignan, frutado, cremoso, especiarias e no nariz uma sedutora pimenta. Do Rhône, o Côtes du Rhône Belleruche Rouge 2009, rico, macio, e um aroma complexo que vai das frutas negras à rapadura e chocolate. Longa persistência. Do Châteauneuf-du-Pape vem o La Bernardine, emblemático do sul do Rhône, à base de Grenache e Syrah. Elegante, com toda a tipicidade da região, boa acidez e taninos sedosos, grandes parceiros da refeição compartilhada. E para os que amam a mineralidade e a força elegante dos ermitage, a Mistral traz o Hermitage M. de la Sizeranne 2006 de aroma inebriante e complexo, toques de fruta caramelizada e madura, tostado, bela persistência. Enfim, vinhos com personalidade e sentido do terroir. Importação da Mistral www.mistral.com.br .

Michel Chapoutier, o homem dos terroirs
Michel Chapoutier, o homem dos terroirs
Array
Michel Chapoutier, o homem dos terroirs




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco