http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/67dd6359d5ca9d6d89ab39f98880b956.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Uma fantástica confraria dedicada ao Champagne

 

Por Silvia Cintra Franco

 

Desembarcou em 5 de novembro de 2012 em São Paulo uma confraria especial: a l’Ordre de Coteaux de Champagne, fundada em 1656, nos tempos de  Luis XIV em Versailles. A literatura francesa de 1667 já registra a sua existência.

 

À época l’Ordre era composta por gourmets que apreciavam os vinhos de Champagne. Com a revolução francesa, a ordem desapareceu, mas voltou a ser resgatada em meados do século passado e, hoje, representa o conjunto da Champagne vitícola, os profissionais do vinho, da França e do exterior, apaixonados por este que é o mais festivo dos vinhos. 

 

Vieram ao Brasil os principais dignatários desta Ordem para abrir a sessão brasileira, o Grand Chapitre de São Paulo. A presidência coube a Michel Drappier, presidente da Drappier e comandante da Ordre desde 2011, assim como Didier Depond, presidente das Champagne Salon e Delamotte, Antoine Rolland-Billecart (Champagne Billecart-Salmon) e Fabrice Rosset (Champagne Deutz)

 

Receberam o título de Chevalier ou Dames-Chevalier de l’ Ordre de Coteaux de Champagne diversos brasileiros (alguns vindos de outros estados) como Arthur Azevedo da Associação Brasileira de Sommeliers, Alfredo Srour da Maison Lafite, o sommelier Manoel Beato, Cristina Neves, Thaís e Júnior da Casa Flora, e também esta jornalista que lhes escreve, que agora é Dame-Chevalier de l’Ordre de Coteaux de Champagne. 

 

Foi uma festa sem igual com grandes champanhes – Blancs de Blancs Delamotte, Grand Sendrée Drappier 2004, Cristal Louis Roederer 2004, Cuvée William Deutz, Grand Rosé Brut Gosset, Perrier-Jouet Belle Epoque 2004, Billecart-Salmon Rosé Brut – para comemorar os novos embaixadores e embaixadoras, Chevaliers e Dames-Chevaliers, amantes do grande vinho de Champagne.

 

 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco