http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Viva Bordeaux 2009!

Viva Bordeaux 2009!

 

Silvia Cintra Franco

 

Uma das boas coisas de ser "a bola da vez" é receber visitas inesperadas de gente famosa. No ano retrasado, o Brasil já despontava como “o país do futuro” ( nas proféticas palavras do escritor Thomas Mann e que finalmente se tornaram realidade) quando recebemos a visita do grupo Primum Familiae Vini, as tradicionais famílias do vinho.

 

Pois este ano quem veio foram as celebridades de Bordeaux, a Union des Grands Crus de Bordeaux para apresentar a safra 2009. Passaram conosco a semana de 6 a 9 de março.

 

Proprietários e enólogos dos grandes châteaux ali estavam atrás de suas mesas, incansáveis, sorridentes, falando e servindo seus vinhos com toda a simpatia e paciência.

 

No vídeo, Sylvie Cazes, a presidente deste fantástico grupo, fala da história, da qualidade, do solo e dos séculos de trabalho e conhecimento adquirido que fazem com que os vinhos de Bordeaux sejam extraordinários.

 

A safra 2009 que se anunciava esplêndida cumpre com a palavra.

 

Degustamos dezenas de vinhos de Bordeaux na semana que passou. E os vinhos embora muito jovens (o que são 3 anos para um vinho que pode envelhecer com dignidade e graça mais de 20 anos?) estavam vigorosos e elegantes, muitos deles prontos ou quase prontos, com estrutura, acidez e taninos que fazem prever dias de gloriosa degustação no futuro. Quem viver verá.

 

Se você quiser cometer um infanticídio e beber um Bordeaux 2009 hoje mesmo, minha dica são os châteaux Canon La Gaffelière, o Rauzan-Ségla, o Lagrange (muito maduro, de taninos poderosos e sedosos e belo equilíbrio), o Pichon-Baron, o Pichon-Lalande.

 

Na linha quase prontos estão os vinhos dos châteaux La Couspaude, do Haut-Bailly, do Prieué-Lichine, do La Conseillante e do Lafon-Rochet.

 

Na categoria fantástico maravilhoso, você tem o Château Kirwan, Lafon-Rochet, Angelus e o  Pichon-Baron.

 

Na categoria tudo de bom, estão todos os vinhos da Union des Grands Crus de Bordeaux. Eram muitos os vinhos e creio que todos eles se inscrevem em qualquer uma das "categorias" criadas acima. A degustação foi ampla e, impossível, fazer uma análise detalhada e metódica, científica nas poucas horas à nossa disposição.

 

A crítica especializada anuncia que a safra de 2010 ainda é superior à de 2009. É esperar e aguardar que eles voltem. Incansáveis, pacientes, falando e servindo seus vinhos fizeram prova de que qualidade se faz com trabalho sério, humilde e incansável. Viva Bordeaux!

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco