http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Gambero Rosso 2012

Por Silvia Cintra Franco
 
 
A edição de 2012 do Gambero Rosso já está no mercado. Se você ainda não ouviu falar dele, com certeza, já ouviu falar de vinhos premiados com tre bicchieri, três taças de vinho, a notação máxima que o Gambero Rosso, camarão vermelho em português, confere aos melhores vinhos italianos.


 
Marco Sabellico, um dos curadores Gambero Rosso (são três) esteve no Brasil recentemente. O Guia Gambero Rosso é uma publicação cujo peso e volume recorda as antigos Páginas Amarelas (tem mais de mil páginas!). Só que é muito mais fácil de folhear. E ainda conta com uma edição online.


 
O Gambero Rosso 2012 é a vigésima quinta edição deste guia tradicional e respeitadíssimo dentro e fora da Itália.


 
São cinco meses de degustações às cegas e realizadas em uma sede institucional, i.e., no salão de uma cooperativa ou de uma câmara de comercio.

 

O Guia de 2012 foi impresso em outubro de 2011 e recenseou e visitou 2.350 vinícolas italianas e foram degustados 20 mil vinhos, sempre às cegas.


 
O guia Gambero Rosso vai além de notas (aliás, não dá notas), pois seu sistema de notação é o de taças ou bicchieri em italiano, de uma a três. 

 

Além dos bicchieri, traz o endereco da azienda, produção anual, número de hectares, tipo de produção (tradicional, biodinamica, vde, orgânica) de cada vinícola. É efetivamente um guia e não  um caça níqueis, com notas e vinhos degustados sem critérios rigorosos.


 
O Guia de 2012 avaliou 2.350 produtores, 20 mil vinhos e conferiu 375 tre bicchieri, sendo 95 tre bicchieri verdi (para viticultores que trabalham com uma sensibilidade ambiental) e 52 tre bicchieri abaixo de €15 euros! 


 
A região que levou maior número de tre bicchieri foi Piemonte com 72, seguida pela Toscana com 62.


 
As estrelas do Guia


 
Nesses 25 anos do Guia Gambero Rosso foram 155 as vinícolas que receberam por volta de 10 vezes os Tre Bicchieri e fizeram jus às estrelas do Guia.
 
 
Entre elas, em primeiro lugar Gaja (Piemonte) com 4 estrelas por ter recebido 49 tre bicchieri ao longo deste tempo. Com 3 estrelas e 36 tre bicchieri vem Ca' Del Bosco (Lombardia) e La Spinetta (Piemonte) e com 30 tre bicchieri segue Elio Altare (Piemonte).
 
Com duas estrelas se destacam Allegrini, do Veneto, Castello di Fonterutoli e Fattoria di Felsina ambas daToscana e Valentini de Abruzzo, com 27 tre bicchieri cada.
 
Confira no video,em italiano, o que Marco Sabellico, curador do Gambero Rosso, fala do Guia e sobre o vinho italiano, um vinho feito para estreitar laços e acompanhar refeições.
 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco