http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

“Coquetelaria ao alcance de todos”

Barman Derivan de Souza lança o livro “Coquetelaria ao alcance de todos”

 

O Barman Derivan Ferreira de Souza lança o livro “Coquetelaria ao Alcance de Todos”. A publicação é destinada ao público leigo interessado em dar os primeiros passos na arte da coquetelaria. As imagens são assinadas pelo fotógrafo especializado em gastronomia, Mauro Holanda.

 

O livro é dividido em duas partes: na primeira, Derivan apresenta ao leitor um breve panorama das bebidas utilizadas nos coquetéis e os conhecimentos básicos para a prática, como utensílios necessários, quais copos utilizar e dicas de finalização. A segunda conta com dezenas de receitas dos mais variados coquetéis, desde os aperitivos, refrescantes e digestivos até os consagrados pela IBA, sigla em inglês para a Associação Internacional de Bartenders.

 

A caipirinha, como não poderia deixar de ser, ganha destaque na publicação em um capítulo com diversas variações do drinque considerado perfeito, devido ao seu sabor e equilíbrio. Derivan foi o responsável por inserir a caipirinha como tipicamente brasileira no grupo de coquetéis internacionais, em 1994. “Propostas de receitas foram apresentadas por diversos países, como a Inglaterra e a Suécia. Resgatei a história da caipirinha, com apoio de uma empresa francesa, pois no Brasil não conseguimos patrocínio, e com muito esforço venceu a consagrada mistura da cachação, limão, açúcar e gelo”, conta.

 

Derivan, o barman

Aos 55 anos de idade, Derivan Ferreira de Souza é considerado o Pelé dos barmen brasileiros, responsável por incluir a receita da caipirinha brasileira no grupo de coquetéis internacionais e eleito três vezes o profissional do ano pelas revistas Veja (2004) e Gula (2005 e 2007).

 

A trajetória atrás dos balcões teve início no Hotel Hilton, na década de 1970. De lá para cá, o baiano, nascido na cidade de Cansação, passou por bares como o Bistrô, San Francisco Bay, Paddock Jardim, Tanoeiro e Esch Café. Hoje, seus drinques são um dos responsáveis pelo sucesso do Bar Número, dos empresários Marcos Campos e Marcos Maria. “É muito prazeroso trabalhar em um lugar tão glamuroso e atender tanta gente bonita, charmosa e que gosta de meus coquetéis. Me esforço para estar sempre à altura do nível de exigência desta refinada clientela”, afirma.

 

Derivan também presta consultoria em ações de fortalecimento e promoção de marca para quatro empresas do setor de bebidas, já percorreu 26 países em busca de novas técnicas, e publicou cinco livros na área.

 

Livros publicados:

- Cocktail e Bar (escrito em 1982 e relançado em 1995)

-Livro dos Cocktails (1985)

- Manual Prático de Bar (2001/2006)

- Cocktails de Mestre (1997)

- Drink da Royal Colletion de Caras (2010)

- Coquetelaria ao Alcance de Todos (2011)





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco