http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

O melhor Sauvignon Blanc do Mundo

O melhor sauvignon blanc do mundo não é nem da França nem da Nova Zelândia, mas do Chile e é elaborado por uma mulher enóloga determinada e audaciosa: Maria Luz Marin. Que acaba de receber o Decanter World Wine Awards, o Prêmio Internacional da revista Decanter, como melhor sauvignon blanc (SB) do mundo acima de £10. Recebeu também o Special Trophy do Concours Mondial Du Sauvignon (Bordeaux, maio 2010) numa competição com SB do mundo todo, inclusive França e Nova Zelândia. Na foto, Luz Marin e Steven Spurrier da Decanter e famoso por ter idealizado a célebre Competição de Paris em 1976.

Trata-se do Casa Marin Sauvignon Blanc Cipreses 2009 já recomendado por V&G há dois meses atrás quando tive a oportunidade de degustá-lo no Valle Nevado.

Marilu Marin, como os amigos a chamam, é o exemplo acabado daquele famoso dito de que “atrás de uma grande mulher só existe ela mesma”. Luz Marin é a fundadora da Casa Marin, em 1999, que tem hoje apenas 10 anos de idade. Uma vinícola prá lá de jovem. E Marilu – que não vem de família com raízes na vinicultura –, fundou e montou sozinha sua bodega com o capital que levantou a partir de seu trabalho. Ali não teve pai, marido, companheiro ou irmão que lhe desse o dinheiro.

Marilu estudou agronomia e apaixonou-se por enologia na primeira aula que teve desta disciplina já no terceiro ano da faculdade. Após anos de trabalho como enóloga consultora em diversas vinícolas chilenas e com um grupo britânico que comprava grandes volumes de vinho, finalmente conseguiu reunir o capital necessário para os 10 primeiros hectares de vinhedos. Com audácia e paixão fundou a Casa Marin que ela chama de casa da Paixão, pois tem origem nos sonhos desta e suas experiências de vida.  É a única mulher proprietária e administradora de uma vinícola no Chile.

Hoje a Casa Marin produz 250 mil litros ao ano e conta com 40 hectares de vinhedos em Lo Abarca, no Valle San Antonio a 4 km do chamado Litoral dos Poetas no Pacífico e onde costumava ir com seu pai. Nestes 40 ha. estão 6 blocos de vinhedos. Os ventos que vêm do mar submetem os vinhedos a um estresse, que resulta em grande qualidade. A produção é limitada a 2 a 3 ton. por ha. Atualmente seu filho Felipe, enólogo, a auxilia nos vinhedos.


Seus vinhos são feitos ao modo de Bordeaux onde fez uma pós-graduação. Veja no vídeo como ela explica o “pisoneo” ou pisotage com o know how que foi buscar em Bordeaux. Seus brancos – além do Cipreses – são elegantes e complexos: Riesling, Gewurztraminer, Sauvignon Gris. Seus Pinot Noir são também extremamente elegantes e os mais europeus dos pinot noir sul americanos. Ela produz também um Syrah que está cotado para receber o prêmio de Syrah ícone do Chile.

A Casa Marin recebe visitas e tem uma casa de hóspedes (www.casamarin.cl) No Brasil, a Vinea tem a exclusividade.

Em meu blog estão os vídeos com aspectos técnicos da poda, amarração e dos conceitos da Casa Marin.

 

 

 

O melhor Sauvignon Blanc do Mundo
O melhor Sauvignon Blanc do Mundo
Array
O melhor Sauvignon Blanc do Mundo
Array
O melhor Sauvignon Blanc do Mundo
Array
O melhor Sauvignon Blanc do Mundo
Array
O melhor Sauvignon Blanc do Mundo




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco