http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Reserve de la Comtesse 2004 e 2005

 

Por Phillipe Germa, sommelier

 

Pauillac é uma região legendária de Bordeaux. Rothschild e Latour são algumas de suas referências. E é dessa região que privilegia a excelente qualidade do Cabernet Sauvignon, que degustamos um de seus ícones de duas safras diferentes: O “Réserve de la Comtesse de Lalande”, segundo vinho do Château Pichon Longueville Comtesse de Lalande, um Deuxième Grand Cru pela classificaçāo de 1855 de Bordeaux.

 

No nariz, o Réserve de la Comtesse de Lalande 2004 tem um belo toque floral exuberante com uma amplitude de aromas muito bem desenvolvidos com algo de especiarias e tostado. É na boca que percebemos todo o calor daquela safra e seus taninos, apesar dos 10 anos, ainda estão demasiadamente presentes, ou seja, ainda têm um belo potencial de envelhecimento. É o reflexo puro do calor intenso daquele verão. Mesmo assim os aromas de compota e especiarias são complexos e invadem a boca com bela desenvoltura e com um final longo.

 

Quanto ao Réserve de la Comtesse de Lalande 2005, se pudesse dar um nome, seria “paixão à primeira vista”. De uma bela cor rubi intenso e no nariz, um toque floral e frutas vermelhas. Quando passamos ao paladar, sentimos a potência de seus taninos magnificamente equilibrados. Equilíbrio perfeito entre potência e delicadeza. Preenche a boca perfeitamente lembrando novamente florais com amoras e morangos, mas com algo de mineral no final.

 

Réserve de la Comtesse de Lalande 2004 e Réserve de la Comtesse de Lalande 2005 são ambos  segundo vinho dessa casa tão renomada - Château Pichon Longueville Comtesse de Lalande,  um château Deuxième Grand Cru-  porém são produzidos no mesmo terroir que os grandes vinhos e recebem o mesmo tratamento em todo seu processo de produção. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco