http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Colheita de 2015 na Borgonha é promissora

18 de setembro de 2015

 

 

Por Guto Martinez

 

 

Todo vinicultor sabe que, para se fazer um vinho de qualidade, as vinhas precisam sofrer um pouco, seja com um solo de características relativamente difíceis para  as demais plantas, seja com um clima de extremos, com muito calor no verão. Aparentemente, as vinhas foram maltratadas o suficiente na Borgonha para dar o seu melhor.

 

 

Os indicadores de qualidade da região, tais como o grau de maturação das uvas e a saúde das plantas, mostram que o resultado é extremamente promissor, e já chegam a falar numa safra extraordinária. Este é o comentário do Bureau Interprofessionel des Vins de Bourgogne, que menciona como único evento negativo o granizo que atingiu de forma isolada o norte da região no último dia 1º de setembro, atingindo as regiões de Chablis, Irancy e Saint-Bris.

 

 

O grande responsável por uma safra tão boa foi, na verdade, o tempo quente e seco que predominou durante o verão, afastando a incidência de pragas e garantindo um bom amadurecimento das uvas - não é de se esperar, contudo, um grande rendimento. Somado à incidência de alguma chuva no mês de Agosto, que foi tida como muito bem-vinda para garantir uma ótima colheita.

 

 

Mesmo nos lotes atingidos pelo granizo, os danos foram pontuais, variando de 10% no caso de Chablis, a uma média de 30% em Saint-Bris, mas as uvas puderam ser colhidas imediatamente, uma vez que já estavam num grau ideal de maturação nas vinhas.

 

 

Portanto, passados os períodos de maturação específicos de cada variedade, será um prazer para qualquer enófilo poder identificar a qualidade desta safra, e conferir pessoalmente o resultado de condições tão favoráveis para uma das regiões mais notórias do mundo!

 

 

Fonte: Press Release do Bourgogne Interprofessionel des Vins de Bourgogne





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco