http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Errazuriz lança linha 1870

Com vinhos de incrível relação qualidade-preço, Errazuriz 1870 é a nova linha de varietais da chilena Errazuriz, e que homenageia o ano de fundação da vinícola. Com assinatura de Francisco Baettig, eleito melhor enólogo do ano em 2011, pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos e do Vinho do Chile, a série traz tintos e brancos expressivos e fáceis de gostar.

 

Embora antiga, a Errazuriz até hoje preserva sua estrutura familiar, sendo hoje a mais antiga vinícola deste tipo no Chile. Produtora de nomes como o Seña e Chadwick, a casa traz agora vinhos mais simples, mas ainda assim com uma qualidade facilmente comprovada.

 

Os vinhos da Errazuriz costumam falar mais do terroir em que são produzidos, já que são centenas de anos buscando a melhor combinação entre uva e vinhedo, mas a nova linha foge desse conceito ao tentar exprimir ao máximo o que as uvas podem oferecer, com pouca ou nenhuma influência de madeira.

 

As uvas são provenientes dos vinhedos de Sagrada Familia, em Curicó, sendo que a busca é pelas características mais simples e mais fáceis de entender no produto final e sempre buscando um melhor custo-benefício para o consumidor. O Brasil é o segundo mercado a receber a linha, depois do Chile, onde já são vendidas mais de 7 mil caixas/mês.

 

 

São importados quatro rótulos varietais, sendo dois brancos (Sauvignon Blanc e Chardonnay) e dois tintos (Cabernet Sauvignon e Carménère), que chegam pelas mãos da importadora Vinci. Os quatro foram apresentados a jornalistas, e o resultado pareceu agradar bastante, principalmente pelo preço sugerido: todos os rótulos custam por volta dos R$ 60.

 

Notas de Degustação

 

1870 Reserva Sauvignon Blanc 2015

 

Notável como as características mais típicas da uva são facilmente observadas. Com coloração amarelo-palha bastante clara, quase transparente, tem aromas cítricos e tropicais que passam por limão e maracujá, com alguma herbacidade (grama, pimentão verde), com uma boa intensidade. A boca oferece refrescância, com uma acidez correta e persistência média, sempre em acordo com a proposta da linha. 

 

 

1870 Reserva Chardonnay 2015

 

Com pouca passagem em madeira, predominam os aromas refrescantes que lembram frutas tropicais (abacaxi, maracujá), com algumas notas de baunilha e flores brancas. A boca mostra intensidade, com acidez marcante, uma delicada untuosidade, persistência média e um final ainda frutado. Ótima opção de Chardonnay fresco!

 

1870 Reserva Cabernet Sauvignon 2014

 

A tipicidade da uva diz mais respeito a um Cabernet Sauvignon chileno propriamente, e passa pelas notas de frutas negras e especiarias com algum cacau, baunilha. Em boca apresenta uma certa intensidade com um toque aveludado, taninos marcados mas bastante agradáveis, uma boa persistência, final ainda frutado. É o vinho mais potente da família, e cumpre muito bem seu papel! 

 

 

1870 Reserva Carménère 2014

 

A mais emblemática uva chilena encontra no 1870 uma ótima amostra de tudo que a uva pode oferecer a um custo acessível. Os aromas são predominantemente frutados, com pouca pirazina (aromas de pimentão típicos em tantos vinhos deste tipo), algumas notas de especiarias, pimentas pretas. Em boca, apresenta acidez correta, com alguma vocação gastronômica, taninos macios e alguma persistência. Outra surpresa positiva! Harmonização muito boa com quiche de alho poró e queijo.

 

Para quem quer aproveitar um bom vinho, sem complicação mas com a certeza de ter um produto de qualidade, a nova linha 1870 da Errazuriz é uma excelente pedida, com um preço muito atraente e uma qualidade que apenas uma das mais antigas produtoras chilenas pode oferecer. A importadora Vinci (www.vinci.com.br) realiza vendas online. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco