http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Kaiken lança Obertura 2013

A Kaiken, vinícola cuja história e vinhos foram recentemente objeto de matéria em Vinho e Gastronomia, lançou recentemente no Brasil a primeira safra de seu vinho 100% Cabernet Franc, chamado Obertura.

 

 

O nome desta novidade é inspirado na peça de abertura de óperas ou sinfonias, o que revela uma certa ambição por parte da jovem vinícola de origens chilenas, mas já plenamente adaptada ao solo de Mendoza. Com uvas provenientes de Altamira e Gualtallary, que estão entre 1.200 e 1.500 metros de altitude,

 

 

Esta primeira safra, datada de 2013, resulta de um trabalho do enólogo Aurelio Montes Filho na busca de fazer um vinho sem afetações, e mais fresco que alguns dos outros rótulos da vinícola, passando apenas por barricas de carvalho de terceiro uso, que o deixam respirar sem interferir muito nos aromas típicos da uva.

 

 

O Obertura se mostra um vinho muito elegante, com aromas herbáceos e vegetais bastante característicos da Cabernet Franc, complementados com notas aromáticas de frutas vermelhas frescas e pimenta preta. O paladar possui bastante frescor devido à boa acidez, sem a percepção de açúcar residual - ao contrário, o final é quase salino, dada a sua mineralidade. Os taninos são um pouco mais rústicos, o que faz sentido se pensarmos na intenção do enólogo, fazendo deste um vinho com uma personalidade mais marcante.

 

 

Um dos maiores atributos deste vinho é quebrar o paradigma de que a Argentina, e em especial a região de Mendoza, produz apenas vinhos carnudos, potentes e com aromas de frutas tão cozidas que quase chegam a compota - o potente Mai de 2007, que obteve 91 pontos pela publicação Wine Spectator e 93 da Wine Enthusiast, por exemplo, revela toda a intensidade e corpulência que se encontra na Malbec mendozina, e mesmo o Kaiken Ultra Cabernet Sauvignon 2012 tem bastante intensidade em boca, resultado das condições climáticas extremas do terroir.

 

 

Seja por curiosidade, para alterar a percepção do vinho mendozino, ou apenas para quem procura um Cabernet Franc com a tipicidade da uva e sem passagem por madeira, o Obertura certamente ainda fará muito barulho no panorama vinícola argentino!

 

A importação é feita pela Vinci (www.vinci.com.br), que realiza vendas diretas pelo site.





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco