http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

King Estate: O Rei dos Pinot do Oregon

07 de junho de 2015

 

 

Por Guto Martinez

 

 

Quando pensamos em vinhos americanos, o primeiro estado que vem à mente é a Califórnia. No entanto, o Oregon vem se consolidando como um belo terroir nos últimos tempos, com crescimento de mais de 500% na produção. 

 

 

Uma das principais vinícolas de destaque do estado é a King Estate Domaine, que chegou ao Brasil a partir de maio por meio da Cantu Importadora. Com essa novidade, os consumidores brasileiros de vinho ganham a possibilidade de degustar um dos melhores rótulos de Pinot Noir e Pinot Grigio do novo mundo.

 

 

Marcada pela grande amplitude térmica e estabilidade climática é complementado pela certificação de produtor orgânico, a King Estate segue uma tendência de utilização de técnicas modernas mais naturais no manejo dos vinhedos próprios, e já é vista como uma das favoritas nos Estados Unidos, líder de mercado na sua categoria. Oz Clarke destaca a potência aliada aos aromas de cassis e groselha do Pinot Noir, e Hugh Johnson atribui três estrelas, com destaque à ótima relação custo - benefício dos vinhos.

 

 

Os resultados dessa vinícola, que iniciou suas atividades em 1991, também podem ser comprovados pelas altas pontuações recebidas até mesmo pelos vinhos de entrada da marca: os vinhos Acrobat Pinot Gris e Pinot Noir receberam, cada um, 90 pontos da Wine & Spirits, e rapidamente sumiram das prateleiras. Não à toa, o mesmo Acrobat é o Pinot Gris mais comum em restaurantes dos EUA. 

 

 

O cuidado do produtor com as uvas, aliados às boas condições climáticas, que inibem algumas das pragas comuns a regiões mais quentes, tornam estes vinhos excelentes opções de guarda, mas nada impede que um vinho da King Estate seja consumido ainda jovem. 

 

 

Além do Oregon, a King Estate também produz no estado de Washington os vinhos North by Northwest, ou NxNW, com outras uvas tintas, numa região que também está em franca ascenção e que possui um ótimo potencial para vinhos mais potentes, mas com muita elegância.

 

 

Os vinhos da King Estate e do Oregon em geral reúnem características suficientes para agradar todos os paladares, e a proposta da casa é essa: transmitir uma sensação de aconchego, mas com muita qualidade. 

 

 

Notas de Degustação

 

 

Acrobat Pinot Gris 2013

 

Este é o mais comum Pinot Gris dos EUA em restaurantes, este vinho passa apenas apenas 3 meses sur lie, com um resultado bastante fresco e herbáceo. A acidez média a alta acompanha bem pratos leves, como frutos do mar, e permite que o vinho seja degustado sozinho também. Com 90 pontos concedidos tanto pela Wine & Spirits quanto pela Wine Enthusiast, este vinho deverá sumir rapidamente das prateleiras!

 

 

King Estate Signature Pinot Gris 2013 

 

Um vinho leve, fresco mas muito discreto e elegante, que passa 5 meses descansando em contato com as leveduras. Em taça, amarelo claro com reflexos esverdeados, possui um nariz de flores brancas, herbacidade (grama cortada) e frutos amarelos. Apresentou boa acidez e persistência.

 

King Estate Signature Pinot Gris 2007 

 

Um agrado da vinícola, este vinho não está disponível no mercado, mas serviu para demonstrar um potencial de envelhecimento incomum a brancos feitos de Pinot Gris. Em taça, possui uma cor amarela um pouco mais escura que o 2013, mas ainda bem claro. Os aromas já estão mais evoluídos, com aspargos, mas ainda bastante herbáceo, com um toque de frutas amarelas tropicais (maracujá). Manteve a boa acidez e apresentou ótima persistência. Conservou muito bem as melhores características do vinho, sem sinais de cansaço - na vinícola eles ainda servem um 1992 que, conforme o representante, permanece muito fresco!

 

NxNW Red Blend 2012 

 

Feito com uma base de Syrah, também leva em sua composição a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. De cor rubi intensa com reflexos violáceos, possui um nariz com bastante fruta vermelha e negra, com aromas quentes de especiarias e couro. Em boca apresentou taninos finos, boa persistência, acidez gastronômica  - chega a limpar o paladar após comidas mais gordurosas, e foi bem com carnes mais fortes, como cabrito. 

 

NxNW Cabernet Sauvignon 2012 

 

Um tinto mais herbáceo, fino e com taninos um pouco mais intensos que o Red Blend, mas ainda com aromas e sabores de frutas negras (mirtilo, amoras), e notas aromáticas de couro e cacau. Acabou acompanhando melhor as carnes bovinas em decorrência de suas características. De acordo com o produtor, poderá ser consumido numa janela de até treze anos (até 2015). 

 

Acrobat Pinot Noir 2012 

 

Escolhido um dos 100 melhores vinhos do mundo da Wine Spectator (Top 100), possui um ótimo equilíbrio de frutas negras e aromas terrosos, com ótima persistência. Apresentou um interessante toque mineral (calcáreo), com taninos muito finos, redondo. Evoluiu em aromas deliciosos de cacau e café,  muito interessante.

 

King Estate Signature Pinot Noir 2012 !! 

 

Apetitosos aromas de bosque e cogumelos complementados com um toque de pimenta com frutas negras, evoluiu em chocolate e café. Em boca, apresentou uma potência maior dentre os Pinot Noir da marca, com um toque de picância no final e muita persistência. Um dos favoritos dentre os degustados. 

 

 

King Estate Domain Oregon Pinot Noir 2007 !!! 

 

Este é claramente um grande vinho, cuja produção é limitada e não deve chegar ao Brasil. Os aromas apresentaram figos ramy, compotas de frutas negras, humus, e em boca é generoso, muito vivaz, demonstrando já algum amadurecimento, mas ainda com muitas camadas de frutas. Taninos muito finos. Potente, elegante, envolvente, é um Vinhaço! 

 

Os vinhos da King Estate são importados ao Brasil pela Cantu - http://www.cantuimportadora.com.br

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco