http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Neve, esqui e boa comida, tudo a ver

Silvia Cintra Franco

Férias na neve são sempre divertidas. E não importa a modalidade de esqui que você pratique – o montanha abaixo ou o nórdico –, o dia só termina bem com todos sentados à mesa para um delicioso jantar acompanhado de um bom vinho.

Os resorts de esqui são conhecidos por sua gastronomia. A pizza e o hambúrguer estão garantidos, mas com certeza sempre existe por perto, pelo menos, um restaurante para gourmets amantes da neve.

Na Costa Leste dos EUA, eu recomendo Bretton Woods, a maior área esquiável de New Hampshire, na famosa região de New England, de onde vêm o maple syrup e cujas árvores se tingem de um maravilhoso dourado no outono. Está localizado nas White Mountains num cenário belíssimo. Como em toda a Costa Leste, o frio é intenso, mas à diferença de lugares famosos como Killington (Vermont), em Bretton Woods a neve ainda é neve e não uma placa de gelo. E, além disso, embora seja um resort concorrido, você não tem uma multidão de gente disputando um lugar no lift ou mesmo na pista. Recomendo com conhecimento de causa.

Em Bretton Woods a dica é hospedar-se no Mount Washington Hotel, que também oferece uma pousada simples e aconchegante, o Bretton Arms Inn onde estou hospedada no momento.

E a comida é excelente. Produtos de qualidade e bem feitos. O café da manhã no Mount Washington Hotel é surpreendente. Grande variedade de pães, panquecas, omeletes, ovos benedictine, salmão, embutidos diversos, cereais e frutas que vão desde a nossa melancia até às famosas berries: blueberries (mirtilo) raspberries etc.

Jantei outro dia um halibut, peixe do Atlântico Norte e do Alaska, saboroso, carnudo, sensual, a crosta crocante fazendo festas no paladar. As batatas, pequenas, assadas e macias por dentro, mantinham a casca vermelha e rude num dueto feliz com a crocância do peixe. E os legumes no ponto certo, sem pieguices e molezas, mas al dente,  firmes e saborosos.


Eis aqui o nome do prato: Herb seared halibut with roasted red bliss potatoes with garlic, shallots, celery and carrots served with white wine cream sauce and french green beans (numa tradução sofrível: Halibut com ervas e batatas vermelhas assadas com alho, chalotas, aipo e cenoura ao molho de vinho branco e feijão verde). Preço: US$30.

Na noite seguinte, ataquei uma lagosta do Maine (que sabe “fazer” lagosta como nenhuma outra costa do mundo) acompanhada de noodles e legumes. Maine Lobster Stir Fry Sautéed Vegetables, Soba Noodles, um prato saboroso e leve com uma pimenta oriental e vegetais crocantes. US$34.

O chef James Berlin, aqui mesmo da região, Bethlehen, tem 20 anos de prática e não cursou nenhuma escola famosa, mas pratica uma cozinha criativa, saborosa e que cabe no bolso. Confira no vídeo.

Não se pode levar vinho para o restaurante (qualquer um em NH), mesmo que você tenha comprado numa State Liquor Store, uma das lojas estaduais que vendem vinho sem impostos. Segundo me informaram, this is against the law como se ouve nos seriados americanos, é ilegal em New Hampshire.
Mas no hotel, você pode sair da mesa com sua taça ou garrafa de vinho e acabar de beber num dos inúmeros salões. A carta de vinhos é dominada pelos vinhos americanos, que hoje em dia, vão além da Califórnia. Trazem também vinhos do Oregon e de Washington. Você encontra também, em taça, vinhos da Nova Zelândia, Argentina e Itália. E pode tomar no quarto, sem problemas, o vinho que trouxe da loja.

Mount Washington Hotel pertence à cadeia Omni Hotels & Resorts. Em 1944, o Mount Washington Hotel abrigou a famosa reunião monetária conhecida como Conferência de Bretton Woods, responsável pela criação do Banco Mundial e do FMI, com a presença de 44 nações e os nossos representantes ali foram Eugenio Gudin e Roberto Campos.  O hotel é de 1902 e está bem cuidado, o serviço é atencioso, o jantar é elegante. Existe também um restaurante mais informal com buffet  além de um bar com vista para as White Mountains.


Silvia Cintra Franco hospeda-se todos os anos, em janeiro, em Bretton Woods e sempre às próprias expensas.


Serviço:
Mount Washington Hotel, BrettonWoods NH (3 horas de Boston de carro)
310 Mt Washington Hotel Rd
Bretton Woods, New Hampshire 03575
Phone: 603-278-1000, Fax: 603-278-8838
http://www.omnihotels.com/FindAHotel/BrettonWoodsMountWashington.aspx
 

Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver
Array
Neve, esqui e boa comida, tudo a ver




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco