http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

O Brasil na Decanter World Wine Awards 2015

 19 de julho de 2015

 

 

 

Por Guto Martinez

 

 

A publicação inglesa Decanter, considerada uma das maiores e melhores publicações mundiais sobre vinho, publicou a sua edição 2015 do seu World Wine Awards, um prêmio que demonstra o sucesso e a qualidade da produção mundial. Nela, os vinhos brasileiros aparecem com uma presença ainda tímida, mas ascendente.

 

 

Os espumantes, já alardeados como a maior promessa de qualidade de nossa produção, devem ser a origem da primeira medalha de ouro, a qual ainda não foi alcançada, conforme o Master of Wine responsável por Chile, Brasil e Uruguai, Peter Richards. Ele ainda destaca a qualidade dos nossos tintos, que se saíram particularmente bem também.

 

 

Dos premiados brasileiros, diversos já foram recomendados por Vinho & Gastronomia anteriormente: o espumante Natural Brut da Campos de Cima (Itaqui - Campanha Gaúcha), por exemplo, já havia sido mencionado quando recebeu a mesma prata no International Wine Challenge de Londres, além do ouro no 10˚ Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, realizado pelo Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis, em 2013. Também com a prata ficaram o Expressões Chardonnay 2012 da Viapiana e o Intenso Cabernet Franc da Salton, outro vinho da Campanha.

 

 

Os espumantes, aliás, foram responsáveis por oito das onze medalhas conferidas ao país, num resultado marcado pela variedade de uvas e tipos de espumantes e vinhos - com uma produção recente, o Brasil apenas engatinha no conhecimento de suas terras e melhores uvas para cada terroir, um processo que deverá levar décadas.

 

 

Confira os premiados:

 

 

- Prata - Espumante Branco:

Campos de Cima Natural Brut, Campanha 2012

 

- Prata - Branco:

Viapiana, Expressões Chardonnay, Altos Montes 2012 (Campanha Gaúcha)

 

- Prata - Tinto:

Salton Intenso Cabernet Franc, Campanha 2013

 

- Bronze - Espumante Branco

Aurora Chardonnay Brut - Serra Gaúcha

Domno do Brasil, Ponto Nero  Brut

Garibaldi, Chardonnay Natural Brut

Garibaldi, Moscatel, Serra Gaúcha

Garibaldi, Prosecco

 

- Bronze - Espumante Rosé

Casa Valduga, Arte Tradicional Natural Brut Rosé 2013

Domno, Ponto Nero Natural Brut Rosé

 

- Bronze - Tinto

Luiz Argenta, Cabernet Sauvignon, Serra Gaúcha 2009

 

 

Além dos premiados acima, outros nove vinhos nacionais receberam comendas da Decanter. Considerando que alguns dos vinhos premiados são de safras menos recentes, e que a produção nacional tem aumentado tanto em volume quanto em internacionalização, em breve devemos ver estes e muitos outros vinhos nacionais figurando em premiações. A sorte, claro, é toda nossa!

 

 

Para saber mais, visite http://www.decanterawards.com/ e leia sobre todos os premiados. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco