http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Podere Volpaio: Tradição Sustentável

Por Guto Martinez

 

 

Uma vinícola localizada em Vinci, cidade famosa pelo seu mais genial habitante, cuja principal marca é um imenso respeito à tradição e à sustentabilidade, há quatro gerações: esta é a toscana Podere Volpaio, um exemplo de respeito à terra que foi fundada em 1890.

 

 

O nome desta casa já reflete um aspecto natural da sua terra: um "volpaio" é um campo onde vivem muitas raposas ("volpi"), sendo que foi nessas terras que a família Medici praticava a caça a estes animais - trata-se de um verdadeiro "raposal", e até hoje são encontradas diversas tocas entre a plantação da casa.

 

 

O cuidado com a terra que a vinícola tem como um de seus principais objetivos visa cuidar de seu produto, sem utilizar agrotóxicos ou outros elementos que possam prejudicar o ambiente ou seus consumidores.

 

 

Este mesmo cuidado também se reflete na forma como são manuseadas as plantas desde a poda das plantas, feita no período de dormência, para estimular a produção de ramos arqueados para estimular o equilíbrio da distribuição da seiva na planta e a formação de mais brotos.

 

 

O solo é adubado pela própria erva nativa que é cortada do solo e deixada para compostar - dessa forma, a Podere Volpaio não se utiliza sequer dos adubos permitidos pela agricultura orgânica, o que garante um ciclo fechado de produção nos 28 hectares onde as uvas são plantadas. São acrescentadas apenas pequenas doses de cobre e enxofre, dentro da dosagem permitida na lei.

 

 

A colheita é feita de forma manual, seguindo métodos tradicionais de cultivo e a filosofia "bio", o que representa a união entre a tradição e a inovação deste produtor centenário, sempre dentro dos objetivos de seguir as normas e obter o máximo de uma produção de alto nível.

 

 

No mês de setembro é feita a "desfolhação", ou seja, é feito um corte nas folhas para arejar os cachos, mantendo menos umidade e permitindo o amadurecimento sem uma pré-fermentação da uva ainda em cacho e sem a presença de insetos nocivos. Trata-se de um momento de muita cautela e que depende do clima, da insolação, entre outros fatores, numa operação tão delicada que a casa assemelha a um "parto".

 

 

Outro reflexo do respeito à tradição pode ser visto nas uvas que a Podere Volpaio cultiva: enquanto a maioria dos produtores começou a produzir os Supertoscanos (vinhos feitos com uvas internacionais de acordo com os princípios de produtores bordaleses), a Podere Volpaio se preocupou em garantir a memória local com a produção de Chianti, e sempre com uvas autóctones, seja nos cortes ou nos varietais.

 

 

No ano de 2000, a Podere Volpaio aderiu ao Projeto de Cultivo Biológico  (Q Certificazioni, para o controle de produção orgânica), e também é certificada com o selo italiano Vegan OK pela ética que segue os princípios da filosofia de respeito da terra, pelo USDA, e até mesmo  com o selo de orgânico no Brasil.

 

 

Um dos mais importantes aspectos de toda a produção vinícola é o resultado que encontramos na garrafa, e quanto maior o cuidado do produtor, melhor é o vinho que podemos esperar, e a Podere Volpaio nos entrega um produto que, além de grande em qualidade, pode ser consumido sem qualquer problema de consciência, tamanho o seu respeito à sua região.

 

 

Notas de Degustação

 

 

Dorellino IGT Toscana 2011

 

Toscano branco muito aromático, feito com 85% de Malvasia Bianca e 15%Trebbiano bem maduras e sem passagem por madeira (mas ao menos um ano em cimento). De coloração amarelo dourada, tem uma complexidade de aromas muito interessante, que passa por flores brancas, frutas amarelas (pêssego fresco), notas de amêndoas, banana passa. A boca é fresca, com bastante acidez e corpo, e ima persistência muito . Um final que lembra frutas frescas com leve amargor semelhante a azeitonas verdes. Um vinho de muita nobreza. Preço: R$ 96,43

 

 

Rosso Volpaio IGT 2012

 

É o vinho base da vinícola. De coloração rubi a violeta, é feito integralmente com uvas autóctones (Sangiovese, Canaiolo, Malvasia Nera, Colorino...), numa busca de leveza com acidez elevada. Os aromas de frutas vermelhas são dominantes no nariz, com uma nota balsâmico e um fundo mineral (grafite). A boca é muito viva, com taninos um pouco discretos mas presentes, acidez alta, sem complexidade. A persistência é média, mas o vinho proporciona muito prazer ao beber. Preço: R$ 77,14

 

 

Chianti DOCG 2011 !!

 

O Chianti de entrada da casa já se mostra um vinho de respeito. Feito com 85% de Sangiovese, 5% de Canaiolo, 5% de Malvasia Nera e 5% de Colorino, tem coloração rubi com nuances violetas e uma unha de envelhecimento. Os aromas de frutas negras (cereja negra, cassis) se somam a um defumado típico de um bom Chianti, e um delicioso floral (violetas). Na boca, a acidez pronunciada se soma a taninos marcantes e um pouco rústicos, mas muito agradáveis, com um certo rigor que perdura até o final. Uma demonstração da potência da vinícola!

 

 

Terre dè Pari Selezione

 

O Chianti Selezioni DOCG da vinícola, feito com 90% de Sangiovese, 5% de Canaiolo e 5% de Malvasia Nera, e que se mostra mais profundo e sério. Os aromas de frutas silvestres incluem amarena e outras frutas negras maduras, além de um final mineral (grafite), mas menos defumado e floral. Com taninos muito finos e acidez pronunciada, se nota um pouco mais de açúcar mas sempre em excelente equilíbrio. A elegância orgânica!

 

 

Terre dè Pari Riserva 2005 !!

 

Também feito com o mesmo corte do Selezione, passa de 3 a 6 meses em madeira nova (carvalho francês), o que confere um acabamento ainda mais aveludado. Os aromas se somam a um defumado com baunilha e anis. Os taninos estão ainda mais macios e elegantes, e a boca parece se encher com os sabores, numa ótima persistência e com um final muito agradável. Um excelente vinho!

 

 

 Os vinhos da Podere Volpaio podem ser encontrados na Vino Ideale (www.vinoideale.com.br). 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco