http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Santa Rita ou Casa Real? Doña Paula ou 120?

Por Silvia Cintra Franco

 

Pois Santa Rita e Casa Real se fundem tanto quanto Doña Paula e os 120.

 

Quer saber?

 

Viña Santa Rita é a vinícola que abriga a Casa Real, um hotel cuja construção data da época colonial e que foi a casa de Doña Paula Jaraquemada, a senhora que enfrentou e desafiou os espanhóis, em 1814, para proteger 120 soldados chilenos que foram trucidados pelas forças espanholas na batalha conhecida como O Desastre de Rancagua.

 

Os 120 soldados fugiam dos espanhóis e buscaram abrigo na fazenda de Doña Paula que os escondeu onde hoje repousam os tonéis de vinho da adega de Santa Rita.

 

Quando os espanhóis chegaram, Doña Paula enfrentou as forças espanholas com um enérgico “no pasarán!”, desafiando os militares de Espanha a atirarem primeiro nela. Confira no vídeo a história!

 

Para o turista brasileiro, vale a pena a visita a Viña Santa Rita, a 45 minutos de Santiago no Maipo Alto. Eles têm tour inclusive em português que inclui visita à cantina, aos vinhedos e à adega, além de uma degustação. Vale aproveitar e almoçar no Restaurante Doña Paula e visitar o Museo Andino. Há tours de bicicleta e piqueniques também.

 

Ah, e ainda tem o Parque Santa Rita, desenhado pelo paisagista francês Guillermo Renner em 1882!

 

O Parque Santa Rita é um parque na melhor acepção da palavra. Imponente, cheio de recantos agradáveis e acolhedores, povoado por ninfas e jovens sátiros com suas flautas de Pan.

 

São 40 hectares de parque e 20 km de caminhos que se podem fazer também de bicicleta. Ora são veredas, atalhos, ora amplos caminhos, sombreados que dão em prados e bosques que se estendem até a fazenda. É uma mescla de estilos – italiano, francês e inglês – harmoniosamente reunidos e onde sobressaem árvores centenárias, sequóias de grande altura, araucárias, palmas chilenas e jacarandás.

 

Mas o Parque Santa Rita é exclusivo dos hóspedes do Hotel Casa Real, a antiga mansão de Doña Paula. E vale a pena hospedar-se ali, usufruir do encanto de sua beleza, seus caminhos, toda aquela magnífica natureza!

 

Viña Santa Rita faz um dos mais famosos Cabernets Sauvignon de Chile, o single vineyard Santa Rita Casa Real, elaborado desde sempre pela mesma enóloga: Cecilia Torres. E Santa Rita faz também o Medalha Real, o Pehuén, o Triple C e o 120! Importação da Grand Cru.

 

O Hotel Casa Real

 

O hotel é a antiga mansão de Doña Paula. Imponente, decoração chilena tradicional, e muita calma, quietude, paz. O serviço atencioso, muito gentil.

 

A gastronomia é impecável e os vinhos, claro, Santa Rita.

 

Vide em Serviço, ao final do artigo, email para reservas e outras informações.

 

Notas de Degustação


Medalha Real Sauvignon Blanc 2012
Vale de Leyda, o vale dos belos brancos chilenos.
Herbáceo, aroma intenso e elegante, com mais corpo que o normal. Maior concentração da fruta. Cítrico, muito fresco, acidez e persistência. Influencia marítima.


Medalha Real Chardonnay 2011
Leyda
Frutas tropicais. Em boca maior peso, fresco com mineralidade e longa persistência.

Medalha Real Cabernet Sauvignon 2009
Aromas de fruta madura sem ser super madura. Em boca, fruta fresca, taninos finos, potente, muito concentrado.


Santa Rita Triple C !!
Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenere
A mescla com Cabernet Franc traz fruta, taninos elegantes e aromas a frutas negras e floral. Aroma maravilhoso, elegante, floral, frutas negras. Em boca é sedoso, fino. Algo herbal, profundo, fresco com belo retrogosto. E bela persistência. CF e CS vêm de Maipo Alto e Carmenere de Apalta. Muita elegância. Chocolate no aroma. Aristocrático.

Pehuén Carmenere 2007 !!
Uvas de Apalta. Pehuén é o nome do fruto da araucária chilena. Vinhas velhas de 100 anos. Apalta é ovale que faz o melhor carmenere de Colchagua, é dizer, o melhor carmenere de Chile.
Aromas muito interessantes, tipicidade de Carmenere com uma elegância de aromas de primeiríssima linha. Herbáceo, complexo, muita fruta, boa acidez, largo em boca.


Santa Rita Casa Real Cabernet Sauvignon 2009 !!!+
A enóloga Cecilia Torres é quem faz este vinho desde 1989
Complexo. Vinhas velhas de 40 anos de idade que vêm de 20 ha apenas e com rendimentos de 2 mil quilos por ha., portanto extremamente baixos. Passa de 15 a 16 meses em barrica francesa.
Um Cabernet Sauvignon do Maipo Alto muito puro. Muito equilibrado, harmonioso. Guardei na taça um pouco do vinho e levei ao meu quarto. No dia seguinte, 14 horas depois, ainda estava inteiro, com aromas complexos, uma cativante austeridade. Grande vinho!

 

Serviço

Viña Santa Rita

Camino Padre Hurtado 0695, Alto Jahuel, Buin

Coordenadas de GPS: Latitud -33.724054 / Longitud -70.676594

 

Reservas: info@santarita.cl

 

 

Silvia Cintra Franco viajou ao Chile com Brandabout, uma empresa internacional que se dedica a promover os vinhos chilenos e argentinos.

Santa Rita
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita
Array
Santa Rita




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco