http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

VIK, um vinho holístico

Viña Vik

 

Por Silvia Cintra Franco

 

Fazer o melhor vinho do mundo é um desejo, mas para torná-lo realidade vai um investimento grande e muito empenho.

 

Pois Alexander Vik, um norueguês do mundo financeiro, decidiu enfrentar esta empreitada. Com uma equipe de primeira linha de enólogos, tendo à frente Patrik Vallet, e como chefe winemaker o chileno Cristián Vallejo e o também enólogo Gonzague de Lambert, cumpre o prometido e desejado, como pudemos conferir hoje (11 de junho) à tarde aqui no Vale de Millahue, Chile, no Cachapoal.

 

Trata-se de VIK 2009, um belíssimo tinto, que com certeza cumpre o prometido: ser maior do que suas partes como já demonstrava Aristóteles (o todo é maior do que suas partes), e que são 63% de carmenere, 35% de cabernet sauvignon, 1,5% de cabernet franc, 0,2 merlot e 0,3 syrah! Vinhaço para comparar com o mítico Alma Viva.

 

É um vinho elegante, fino, taninos sedosos, complexo, aroma de frutas negras, especiarias, tabaco. Um caledoscópio de aromas e texturas. Mas o que o faz superior a ponto de valer US$190 no mercado do Chile (imagina só no Brasil a quanto vai!) é a surpreendente qualidade.

 

Por traz deste colosso de vinho está a ideia de fazer um vinho que não canse, mas surpreenda a cada novo gole, um aroma sutil que não havia, uma textura passada despercebida. Em Viñas VIK se usam leveduras nativas e o blend ou corte leva uvas dos 12 valles. Ainda não saiu a mercado, mas aguarde, porque Vik 2009 vem para arrasar!

 

VIK fará apenas um vinho e este VIK 2009 é o primeiro a ir a mercado. Um vinho histórico pois. Passa por carvalho francês das melhores tonelarias de Bordeaux e Borgonha, mas está equilibrado e a madeira entra de coadjvante. Guarde este nome, VIK, e peça aos deuses a chance única de degustá-lo um dia.

 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco