http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Destaques de Vini Vinci 2013

 

Vini Vinci traz este ano o melhor de seu catálogo e destacamos hoje vinhos que se destacam como pontos fora da curva, vinhos com personalidade, caráter e sentido do lugar. Afinal, quem gosta de beber mesmice, bebe refrigerante ou uma cerveja simples estupidamente gelada, bem gelada para não sentir que é mesmo muito simples...

 

Tondonia ou Lopez Heredia é o primeiro produtor a destacar: seus vinhos novos têm pelo menos 4 anos de afinamento em garrafa.  Fazem vinhos em Rioja como já fazia o bisavô de Júlio Heredia que nos fala em vídeo. E seus vinhos além de altas notas são respeitados e apreciados. Nossa dica: o branco Viña Tondonia Gran Reserva Blanco 1991 ( denso, untuoso, evoluído e com uma acidez admirável e cativante) ou o Viña Tondonia Reserva 1993 (mais redondo, blend de malvasia e viura, fantástica acidez!)

 

Grécia, não dá para passar em branco. Aliás grandes brancos e tintos.  Christina Boutari em pessoa nos fala em vídeo de seus vinhos. Kalist OPAP Santorini 2010 com um aroma inebriante, fresco, delicioso em boca e Kretikos 2009 da ilha de Creta (lembra do Minotauro? Pois o vinho é uma perdição de tão bom, você se perde nele), um blend feliz de duas uvas de que jamais ouvi falar, mas virei fã de carteirinha: kotsifali e mandilaria.

 

Da Itália, ah essa Bota bota qualquer um fora de si de tanta variedade , beleza e complexidade!  Vamos à Toscana de Dei, de Caterina Dei que nos fala no vídeo.  A dica é o Vino Nobile di Montepulciano 2008 (aroma envolvente, gastronômico, bela acidez e boa persistência) com 91 pts R.Parker e o Vino Nobile di Montepulciano Riserva Bossona 2006 ( elegante e pura finesse) com 91 pts Wine Spectator e 90 Parker.

 

Ainda na Toscana, Argiano, fundada em 1580, em Argiano, cidade dedicada à ciumenta deusa Janus, esposa de Zeus, que não era um deus lá muito fiel... Mas garanto que os vinhos da Argiano são confiáveis e só lhe darão alegrias. A dica: Argiano Rosso di Montalcino 2010 (redondo, aroma cativante, e muito vivo), Argiano Brunello ddi Montalcino 2006 (elegante, evoluído, complexo e estruturado), Argiano Solengo é um vinhaço de vinhedos antigos e apenas 2 mil garrafas.

 

Último, mas não menos importante também de Toscana é o Pinot Nero Case Via 2006 (R.Parker 91 pts)  da Fontodi e também Fontodi Vigna del Sorbo Chianti Classico Riserva 2006 e o soberbo Fontodi Flaccianello dela Pieve 2007 (Parker 96 pts e WSpectator 95 pts).

 

Amanhã tem mais!!! Vini Vinci ou Viva Vinci? Não importa, brava, Bravíssima Vinci!

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco