http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Rio de Janeiro e Recife recebem degustação gratuita de vinhos portugueses

Nove produtores de vinhos e azeites da região mais tradicional de Portugal, com mais de 2 mil anos de história, desembarcam no Recife no dia 27 de agosto e no Rio de Janeiro no dia 29

Os brasileiros com descendência portuguesa que residem no Recife e no Rio de Janeiro terão a oportunidade de reencontrar sua história nos dias 27 e 29 de agosto, quando desembarcam no país nove produtores de vinhos e azeites da região de Trás-Os-Montes, origem da grande maioria dos patrícios que atravessaram o Oceano Atlântico para viver no Brasil. O descobrimento da memória afetiva da região que mais enviou emigrantes ao país será feito da melhor maneira possível – através dos sabores peculiares desta belíssima região, situada no extremo nordeste de Portugal, na fronteira (ao norte e a leste) com a Espanha. Escondida atrás de imensas cadeias de montanhas onduladas, que deram a região o nome de Trás-Os-Montes, os vinhedos estão situados em um clima mediterrâneo com influência continental, seco e frio nas áreas mais altas e quente nos vales onde o rio Douro se esparrama.

O cultivo de uva e a elaboração de vinhos são seculares em Trás-os-Montes. Registros históricos comprovam a produção de vinho durante a ocupação romana na região, há mais de 2 mil anos. Já naquele tempo os vinhos eram conhecidos pela sua grande qualidade. Segundo Francisco Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, “há diferentes sabores na região, em função dos vários microclimas onde estão plantadas as vinhas, como altitude, exposição solar, pluviosidade, temperatura etc”. Os vinhos tintos são, em geral, frutados, elegantes e encorpados. Os brancos são frescos, florais e equilibrados. “É uma terra de tradições, sabores e memória que têm tudo a ver com o Brasil”, afirma Francisco Pavão.

O reencontro dos tramontinos com suas reminiscências do Velho Mundo está marcado para o Recife no dia 27 de agosto no Hotel Atlanta Plaza (Avenida Boa Viagem, 5426), das 16h às 20h. No Rio de Janeiro a degustação de vinhos e azeites de Trás-Os-Montes será no dia 29 de agosto no Pestana Hotel (Avenida Atlântica, 2964), em Copacabana, também das 16h às 20h. As degustações são voltadas prioritariamente a profissionais (compradores, distribuidores, donos de bares e restaurantes, sommeliers, entre outros), em virtude dos produtores ainda buscarem importadores no Brasil. Esta é a segunda vez que produtores da região estarão na Cidade Maravilhosa e a primeira em Recife. Os dois eventos são gratuitos, mas a presença deve ser confirmada pelo vinhostrasosmontes@gmail.com.

Tradição

Dona de uma paisagem que é Patrimônio da Humanidade, a região de Trás-os-Montes está localizada além das serras do Marão e Alvão. O solo é basicamente formado por xisto com algumas manchas graníticas. A região é também famosa pela qualidade das suas águas termais, retratadas há dois milênios pelos romanos. A amplitude térmica é uma idiossincrasia da região – com um clima muito seco e quente no verão e temperaturas muito baixas no inverno.

Ao norte da região do Douro, famoso pelo vinho do Porto, o licoroso português mais famoso do mundo, Trás-os-Montes possui três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês. Na sub-região de Chaves, os vinhedos são cultivados nas encostas de pequenos vales, onde correm os afluentes do rio Tâmega. A sub-região de Valpaços é rica em recursos hídricos e situa-se no Planalto Mirandês, onde o rio Douro influencia a viticultura.

As uvas plantadas são comuns nas três sub-regiões de Trás-os-Montes. As castas tintas mais plantadas são a Trincadeira, Bastardo, Marufo, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. As castas brancas de maior expressão na região são a Síria, Fernão Pires, Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato, Bical e Viosinho.

Ouro líquido

Isolada, a região é formada por pequenos vilarejos que parecem ter parado no tempo. Além dos vinhedos de qualidade, tem fama de ter uma gastronomia típica e de qualidade, com destaque para os azeites, os pães, os queijos, as carnes (de gado regional, a posta mirandesa, porco, cabrito e de caça), o mel e, claro, o bacalhau.  Ainda há  peixes de rio, grelos (couve), feijão, cogumelos, castanhas, e doces incontáveis que complementam uma diversidade culinária original.

Em relação aos azeites, a região de Trás-Os-Montes oferece ao mundo um produto de características únicas. Consagrado por sua baixa acidez, cor esverdeada, cheiro e sabor de frutas frescas, o extrato das azeitonas típicas da região – entre elas Cobrançosa, Madural, Verdeal e Cordovil – é considerado o “ouro líquido” da região. “Cientes da singularidade de seu produto, os empresários de Trás-Os-Montes desejam impulsionar o interesse por mais essa joia de Portugal, que será apresentada ao mercado nacional em dois verdadeiros eventos enogastronômico”, observa Francisco Pavão.

SERVIÇO DO EVENTO | DEGUSTAÇÃO DE VINHOS E AZEITES DE TRÁS-OS-MONTES

Inscrições gratuitas pelo e-mail vinhostrasosmontes@gmail.com

Recife
Data: 27 de agosto de 2013
Local: Hotel Atlante Plaza - Avenida Boa Viagem, 5.426, Praia de Boa Viagem – Recife –Pernambuco
Horário: das 16h às 20h

Rio de Janeiro
Data: 29 de agosto de 2013
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica – Avenida, 2.964 - Copacabana 

Horário: das 16h às 20h

 

<span 2964="" ""="" 51-3228.0891="" a="" a:="" ainda="" aos="" av.="" brasil.="" class="" \"ecxmsonormal\"""="" cola="" com="" de="" dos="" duas="" e="" es="" font-family:="" importador="" lido="" maioria="" mbio="" no="" novos="" ntica="" o="" oportunizar="" p="" para="" pestana="" pretende="" procura="" produtores="" que="" regional="" s-os-montes="" span="" style="" \"font-size:""="">O evento é gratuito, mas a presença deve ser confirmada pelo vinhostrasosmontes@gmail.com





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco