http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Vini Vinci 2011!

A Vini Vinci 2011 de Ciro Lilla trouxe 50 produtores de 12 países para despejar nas taças mais de 300 vinhos de seu catálogo. Uma boa oportunidade de provar um pouco da diversidade de estilos da Vinci e também as novidades do catálogo como os Tokaji Hétszölö da Hungria, os tintos elegantes da Argiolas da Sardenha, o Montepulciano d’Abruzzo da La Valentina, o toscano Pinot Nero de Alessandro Cellai, os franceses do Château Mas Neuf e os portugueses da Quinta do Mondego no Dão. Ou para revisitar os saborosos vinhos da CVNE, da Tondônia, de Chanson Père et Fils e os sempre bons vinhos de O.Fournier, venham eles de Mendoza, Chile ou Espanha.

 

Antonio Argiolas trouxe de sua vinícola Argiolas da Sardenha – onde é líder da região – vinhos elaborados com as castas nativas da ilha. Para desenvolver seus vinhos excepcionais a Argiolas contou em seu quadro de enólogos com ninguém menos do que Giacomo Tachis, homem do ano da Decanter 2011 e o criador do mítico Sassicaia. O Costera Cannonau di Sardegna 2007, à base da Cannonau (da família da Grenache), está presente na Sardenha há mais de 3 mil anos e reúne potência e delicadeza, elegância e caráter. Recebeu os 90 pontos de Robert Parker e custa razoáveis US$44,50. Entretanto, de arrebatar elogios é seu Turriga Isola Dei Nuraghi IGT 2005, um vinhaço macio, delicioso e de longa persistência. Os vinhos da Argiolas além de saborosos, finos e elegantes tiram nota 10 no quesito relação preço qualidade.

 

Para os amantes de Pinot Noir, o La Pianeta IGT Toscana Pinot Nero 2008 de Alessandro Cellai, um enólogo versátil que a cada nova feira, apresenta vinhos de mais uma vinícola da qual é consultor na Toscana. A novidade desta vez foi La Pianeta, IGT Toscano Pinot Nero da Podere Monastero, em Castellina in Chianti, um projeto próprio de Cellai no qual produz dois vinhos excepcionais. Os vinhedos foram plantados em 2000 e a primeira safra aconteceu em 2006. La Pianeta IGT Toscana Pinot Nero é um belo vinho seu com a tipicidade da casta, fino e elegante.

Joana Cunha, enóloga da Quinta do Mondego, apresentou um vinho feito à moda antiga: as uvas das diferentes parcelas fermentadas todas juntas e não em separado. Trata-se do Quinta do Mondego 2007, sedutor corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Uma prova de que se pode fazer uma boa novidade sem descartar o passado.

 

Luc Baudet é o proprietário e enólogo do Château Mas Neuf, vinícola de excelência em Costières de Nîmes, região ao sul do Rhône. Para ele, vinhos devem ser vinhos de terroir e não de varietais, como ocorre no Novo Mundo onde o rótulo ostenta a varietal e não o lugar de onde vem o vinho. Por isso, o estilo de seus vinhos reflete o terroir, são profundos e frescos como o lugar de onde vêm e que acompanham a grand cuisine francesa pelo equilíbrio e acidez dos vinhos. Seu La Mouvache 2005 é uma maravilha de vinho, macio, sedoso, equilibrado. Parker também gostou e lhe concedeu 89 pontos. E excepcional é Armonió, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Grenache.

 

Para quem ama champanhes e espumantes, a Vini Vinci ofereceu nada menos do que a excelência da Henriot com um belíssimo Henriot Rosé Brut 2002 e o fantástico Henriot Brut Millésimé 1998; o frescor da brasileira Angheben; o Prosecco Bel Star da Bisol entre outros.
Outra bela novidade no catálogo da Vinci são os vinhos da Tokaji Hétszölö. Recomendo o Tokaji Hétszölö Late Harvest 2007 (US$59,90) pelo belo equilíbrio, fresco e acidez. E para quem não abre mão de um Tokaji 6 puttonyos: Tokaji Hétszölö 6 Puttonyos ASzú 2001!
Impossível dar conta de tanta diversidade de países e estilos, mas Vini Vinci se notabiliza entre feiras do gênero por trazer também grandes vinhos como um Tondônia Reserva Branco 1987, ainda inteiro e cativante, e um Henriot Brut Millésimé 1998 entre outras preciosidades. www.vinci.com.br

Vini Vinci 2011!
Vini Vinci 2011!
Array
Vini Vinci 2011!
Array
Vini Vinci 2011!
Array
Vini Vinci 2011!
Array
Vini Vinci 2011!
Array
Vini Vinci 2011!




Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco