http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

G de Château Guiraud 2012

Um dos maiores nomes da região de Sauternes, o Château Guiraud produz também este branco seco com as uvas saudáveis, o qual possui a tipicidade de um Sauvignon Blanc com muita elegância e qualidade. Afinal, seus botritizados são Premier Cru Classé (único ao lado do famoso Château D'Yquem), e o nome da casa não está no rótulo à toa.

 

 

Primeira vinícola da região a adquirir a certificação de produtor orgânico em 2011, os guias de vinhos normalmente atribuem ao produtor as mais altas marcas - são 3 estrelas em Hugh Johnson, 2 em Oz Clarke e outras 2 no Guide des Meilleurs Vins de France 2015 da Révue du Vin de France, além de uma medalha de ouro em 2012 como um dos melhores Sauvignon Blanc do mundo.

 

 

Uma curiosidade: no consórcio proprietário está um membro da família Peugeot, produtora de carros, o que demonstra que o potencial da vinícola atiça a atenção dos mais altos escalões franceses.

 

 

70% Sauvignon Blanc, 30% Semillon

14,5° Vol.

 

 

A fermentação se inicia a 10°C e tem a temperatura controlada, até atingir 19°C. Estágio de 6 a 9 meses em carvalho.

 

 

Em taça, amarelo palha com reflexos esverdeados, provavelmente oriundos de um resquício da juventude do vinho (este não é um vinho de longa guarda, embora aguente de 5 a 10 anos, embora recomenda-se bebê-lo com 3 anos).

 

 

No nariz, aromas herbáceos como grama cortada, aspargos, frutas tropicais (maracujá), flores brancas. Nota-se uma certa mineralidade, semelhante a pedra calcária molhada. Complexidade.

 

 

Em boca, reencontramos os aromas no palato, acompanhados de uma acidez elevada, mas em consonância com o teor de frutas e de álcool, o que o torna bastante  refrescante. Possui uma densidade incomum a um branco dessa categoria, que o torna untuoso em boca. Um vinho extremamente refinado e surpreendente, exemplo de que um branco também pode ser sinônimo de elegância.

 

 

O G de Guiraud é uma prova de que Sauternes não se limita aos seus fantásticos brancos doces, e pode produzir um branco seco com muita competência. Disponível no site da importadora Zahil (www.zahil.com.br) a R$ 181,00.





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco