http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Hermann Lírica Crua

O método de produção de um espumante é cheio de etapas, cada uma destinada a conferir uma característica diferente ao vinho. O que aconteceria, então, se a produção fosse interrompida em alguma dessas etapas? Seria possível apreciar este vinho, em tese, "inacabado"?

 

 

Respondendo a esta questão de maneira singular está o espumante Lírica Crua, da Vinícola Hermann. Trata-se de um vinho ao qual, após a adição do licor de tiragem, não se faz o "dégorgement" - ou a retirada das leveduras que repousaram junto à tampa, mantendo então as leveduras junto ao vinho, o que conferem um conjunto de aromas e sabores intensos e muito prazerosos.

 

 

Elaborado com 80% Chardonnay, 10% Gouveio e 10% Pinot Noir

11,8% Teor Alcoólico

 

Em taça, a presença das leveduras (ou lias) conferem um caráter turvo à bebida, que se soma à sua coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Perlage persistente e fino, com formação de coroa ao servir.

 

 

No nariz, a intensidade dos aromas é bastante pungente, com notas cítricas (casca de laranja-bahia, laranja-lima, lima da pérsia, limão-tahiti), frutas brancas (pêras, pêssego), flores brancas, e aromas oriundos da levedura, como brioches.

 

 

Em boca, a primeira sensação é a acidez, que o tornam uma bebida gastronômica e muito refrescante, com ótima persistência e bastante untuosidade. A sensação é de quase "mastigar" a bebida, dada a sua intensidade. A temperatura de serviço ideal é de 6° a 8°, e é possível guardá-lo por até 5 anos.

 

 

As sugestões de harmonização são as mais diversas, indo desde frutos do mar e sushis de peixes gordurosos a pratos de carnes brancas com molhos à base de creme de leite, mas o ideal é conferir seus sabores e aromas mesmo sem refeições.

 

 

Uma ótima sugestão para o final de ano, o Lírica Crua custa R$ 69,40 e está com 15% de desconto no site da Decanter (www.decanter.com.br).

 

Uma nota: cuidado ao abrir, pois a tampa é de chapa (como as de cerveja) e a bebida está sob grande pressão!





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco