http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/67dd6359d5ca9d6d89ab39f98880b956.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Langates Barolo DOCG 2010

 

O Barolo é um dos vinhos icônicos da Itália, e representa a máxima expressão da uva Nebbiolo. Difícil, ele requer uma certa compreensão, sendo que muitos acham seu estilo rígido, duro - não estão errados, mas tais características, quando bem interpretadas, são capazes de trazer muito prazer.

 

 

O Langates é um Barolo muito adequado, correto ao exprimir sua robustez e austeridade, mas sempre com uma generosidade muito grande tanto nos aromas quanto no paladar, que o acompanha. Pode ser encarado como um vinho de ótima relação custo benefício, uma vez que o cuidado e tempo necessários para fazer um bom Barolo podem elevar seu custo aos quatro dígitos, enquanto este pode ser achado ainda por menos de R$ 260 (ainda, a depender da flutuação de nossa moeda). E vale lembrar que 2010 foi uma das melhores safras em décadas para o Piemonte!

 

 

Serralunga D'Alba

100% Nebbiolo

14%

 

 

Em taça, rubi evoluindo para granada, límpido e brilhante.

 

 

No nariz, frutas vermelhas frescas (morango silvestre, cereja, framboesa), aromas florais bastante típicos dos vinhos do Piemonte (violeta, rosa), especiarias (cravo, anis), tabaco, cacau, café torrado, couro. Bastante complexidade.

 

 

Na boca, a acidez e os taninos são marcantes como esperado, mas o vinho apresenta grande coesão pela presença de um suave teor frutado, o que o torna bastante elegante. Bastante persistência e um final muito agradável, que esmaece suavemente, revelando todas as características de um bom vinho.

 

 

Sugestão de harmonização: pratos de carnes vermelhas com molhos à base de manteiga ou de vinho (como o próprio Barolo), carnes de caça, massas com molho branco trufado ou com funghi.

 

 

Se quiser impressionar, ou apenas provar um excelente exemplar, este vinho é certamente uma das melhores opções. O Langates é um dos vinhos da Italy's Wine, maior consórcio exportador de vinhos da Itália, e é vendido em diversos sites e estabelecimentos especializados. 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco