http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

The Stump Jump GSM 2010

A centenária D'Aremberg, produtora australiana, produz este GSM (sigla usada para este corte de Grenache, Shiraz e Mourvèdre que ficou popular por lá) em sua linha de entrada, a Stump Jump. Mesmo assim, esse vinho de personalidade forte e caráter rústico recebeu duas estrelas de Oz Clarke, foi escolhida para o Top 100 da Wine Spectator e recebeu 90 pontos na avaliação do crítico australiano Tyson Stelzer, que ressaltou ainda a surpresa com o seu valor, considerando que se trata de um produto de vinhas velhas e produção artesanal.

 

 

Grenache (47%), Shiraz (29%) e Mourvèdre (24%)

McLaren Vale, Austrália

14,4% álcool

 

 

Em taça, coloração entre rubi e púrpura, ainda sem sinais de envelhecimento embora seja um vinho de 2010 - talvez por ser um vinho de rosca, e não de rolha.

 

 

No nariz, profusão de aromas de frutas negras (cerejas, ameixa), com aromas terrosos, café, cacau, pimenta-do-reino e especiarias doces, com um toque balsâmico no fundo. Há clara prevalência da Shiraz, embora não seja a uva mais presente, com um aroma de framboesa da Grenache em segundo plano.

 

 

Na boca, a acidez é controlada pelos demais elementos, sendo que a rusticidade faz do equilíbrio dos sabores uma experiência bastante interessante. É claramente um vinho de bastante corpo e intensidade, difícil de passar despercebido, mas ainda muito agradável. Segue a linha de vinhos intensos e poderosos que a Austrália tem bastante experiência em produzir.

 

 

Um vinho que segue os passos do Rhône, mas de uma maneira muito mais rústica, bastante condizente com o espírito desbravador do Novo Mundo - embora, aos 100 anos de idade, a D'Aremberg não seja exatamente uma principiante. Uma boa opção de vinho intenso, o Stump Jump é importado pela Zahil (www.zahil.com.br), com um preço atraente na faixa dos R$ 120.





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco