http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Torcicoda Primitivo

100% Primitivo

Salento IGT, Puglia, Itália

14%

 

 

A região da Puglia, localizada no "salto" da bota da península itálica, produz vinhos há alguns milhares de anos, e hoje tem na uva Primitivo um dos maiores representantes do seu recente ressurgimento como uma região de vinhos de qualidade.

 

 

Um dos produtores que participaram deste ressurgimento, a Tormaresca, oferece neste Torcicoda um vinho que mostra esta tipicidade com qualidade, num valor justo para o que oferece - tanto que foi o primeiro vinho da região a entrar no Top 100 da Wine Spectator.

 

 

Em taça, coloração rubi violácea intensa, bastante escura, chega a tingir suavemente o cristal. Límpido e ligeiramente brilhante, muito atraente.

 

 

No nariz, a predominância das frutas vermelhas e negras maduras (framboesa, romã, ameixa) se une a notas de baunilha, tabaco e especiarias (cravo, anis) com um fundo ligeiramente mineral. Complexidade sem afetação.

 

 

Em boca, nota-se a presença característica do teor de açúcar mais elevado, típico da uva, mas em equilíbrio com as demais características, com acidez gastronômica e taninos aveludados. Persistência prolongada, que termina num agradável adocicado.

 

 

A harmonização indicada é com assados e grelhados, de preferência com mais sal na formulação, bem como pratos à base de aves de carne mais escura, como arroz de pato, e até mesmo com aperitivos, como tapenade de azeitonas ou caponata de beringela. Contudo, desceu perfeitamente mesmo sem nenhum acompanhamento.

 

 

A importação fica por conta da Winebrands, que faz a venda diretamente pelo seu site (www.winebrands.com.br).





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco