http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Wine & Soul Pintas Character 2009

Vinhaço de pura elegância e prazer!


 
O casal simpático aí da foto são os enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges de Wine & Soul que fazem este Pintas Character e que foram matéria especial da Wine Spectator de 31 de julho deste ano (assinantes já recebemos há duas semanas atrás).

 

Sandra Tavares ainda é enóloga de vinhos de um dos Douro Boys, o Quinta do Vale Dona Maria, e Jorge Borges é enólogo da Quinta do Passadouro.

 

 

 A matéria da Wine Spectator fala da evolução do Douro em direção a vinhos de grande elegância. E um bom exemplo é este Pintas Character 2009, o segundo vinho da vinícola, um segundo de primeira!, a quem a Wine Spectator conferiu nada menos do que  90 pontos no da safra 2008!



 
Visitei a Wine & Soul em 2009. É uma vinícola butique e só faz vinhaço e este aço do vinhaço se refere à elegância e não a um vinho potente e indigesto. Por ser elegante e equilibrado, você toma a primeira, a segunda e a terceira taça sem perceber ( e não vá dirigir!) O Pintas do nome vai por conta do mascote, o Pintas sentado ao lado do casal.


 
Este Wine & Soul Pintas Character 2009 vem de vinhas de 44 anos e passou por pisa a pé, indicativo de vinho de alta qualidade.  Mais de 20 castas, como é normal no Douro. Foram produzidas apenas 10.100 garrafas, além de três centenas de magnuns e três dezenas de Jeroboams. Vinho que pode figurar na wish list de qualquer amante do vinho.


 
Rubi violáceo na taça. Frutas  negras, carvalho, complexo, fresco e profundo no nariz.


 
Sedoso em boca, com especiarias e toque mineral. Bela acidez, bom corpo, boa estrutura, mas, sobretudo, sobram finesse e elegância neste Pintas Character 2009, um tinto estruturado e equilibrado. Muito persistente e saboroso em boca. É um vinhaço deste casal de craques do vinho do Douro.


 
Para beber ou guardar. R$186,30 na Adega Alentejana (tel.:11-5044-5760).

A foto do casal é da Wine Spectator de 31 de julho de 2012. A da garrafa, e a composição geral, são minhas.

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco