http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/434f3e7f97922e2f13bb52752bc86f56.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Cachapoal, um vale generoso com os tintos

Por Silvia Cintra Franco

 

Esta visita (de 10 a 16 de junho 2012) às vinícolas de Chile está colocando minha geografia no lugar certo. E desvendando surpresas.

 

Os vinhos premium e saborosos da Errazuriz Ovalle que a importadora Obra Prima traz (Tryciclo, Marchigue) e os simples, básicos e de preços prá lá de camarada que você encontra no Walmart vêm desta região que antes chamavam de Vale Rapel, bem ao sul de Cachapoal. Rapel, hoje, está compreendido em Cachapoal.

 

Cachapoal é um valle que se acreditava até "ontem" que se estendia de norte a sul, pois agora se deram conta (no Novo Mundo tudo é mesmo novo, inclusive os estudos...) de que ele se estende de leste a oeste. E faz uma diferença danada este "detalhe", pois os ventos que sopram do mar devem ser levados em conta na disposição dos vinhedos entre uma centena de outros detalhes. O resultado prático é o vinho magnífico que você tem na sua taça.

 

Aqui se fazem vinhos tintos cheios de frutas e muito ricos. Seus cabernt sauvignons e carmenre são dos mais celebrados. Tricyclo é um blend de merlot, cabernet sauvignon e malbec muito macio, elegante e saboroso.O simples, basiquinho, Panul é o vinho certo para o dia a dia, correto, sem pretensões e que desce fácil e se encontra por R$13 no Walmart.

 

Brancos, ah os brancos de Errazuriz Ovalle (que nada tem a ver com a Errazuriz mais conhecida entre nós) são vibrantes e frescos, vindos de Leyda como o ótimo Reserva Sauvignon Blanc 2012 sem madeira, mineral, crispy. Muito bom. Assim como o Chardonnay do vale de Casablanca.

 

O Chile é reconhecido por sua diversidade e terroir. Não é o país da carmenère, mas é o país da carmenère, da cabernet sauvignon, da merlot, da sauvignon blanc... Um país para se visitar e provar sua riqueza de aromas e sabores!

 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco