http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/93e048c28deae8015adbfe8c96fbefa9.jpg


Promoções

http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/0ebfed7b22d146d4cabdd13b7eb9dafc.jpg








Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Os vinhos haute couture de Noemia D’Amico

Da Alta Costura ao Vinho de Alta Gama

 

 

Por Silvia Cintra Franco

 

Noemia d'Amico, a brasileira que faz vinhos, saiu da Alta Costura da Maison Christian Dior para produzir vinhos de alta gama com o marido Paolo d’Amico.
 

Uma história que começou há 30 anos. À época era deleguée da Christian Dior, primeiro no Brasil e depois na Itália. Esteve na Dior por dez anos, depois conheceu o marido, Paolo D'Amico. Deixou a Dior e foi fazer vinhos, o sonho do casal.

 

E que vinhos! Seus brancos que provei têm a finesse de quem fez da elegância um mote de vida. Seu Noe Orvieto dei Calanchi D’Amico é excepcional.

 

O vinho da felicidade, o Noe Orvieto d'Amico

Os orvietos são, de modo geral, vinhos simples, mas o Noe Orvieto d'Amico surpreende. Noemia d’Amico me diz que este Noe foi um vinho criado especialmente para o Brasil, para o nosso clima. É um vinho leve, de baixo teor alcoólico como 11,5% no máximo (hoje em dia os vinhos "normais" estão por volta dos 13,5% de álcool!), portanto um vinho fácil de beber.

 

Para Noemia, seu Noe Orvieto é o "vinho da felicidade, você pode beber o quanto quiser que não sobe à cabeça. Você pode tomar com alegria na piscina, no mar, com os amigos noite adentro”, declara.

 

A azienda d'Amico fica na fronteira entre a Umbria e o Alto Lazio, na região de Vaiano, a cerca de uma hora de Roma e Florença, no coração da região de Tuscia, entre os "Calanchi" (um tipo de canyon taliano) e o vale superior do rio Tibre.

 

Os primeiros vinhedos foram plantados a partir de 1985 e os primeiros vinhos foram chardonnay. A família está inteiramente envolvida em fazer vinhos de alta qualidade e com  uvas orgânicas. Hoje, a d’Amico produz vinhos tintos e brancos com forte identidade regional. Ao todo são mais de sete tipos de vinhos e no Brasil a importação é exclusiva da Mistral.




Falesia d'Amico é um branco mais encorpado, mais importante, um chardonnay puro, envelhecido em barrica de carvalho francesa. Passa um ano em barrica e afina um ano em garrafa antes de ir a mercado. É efetivamente um vinho muito elegante que vem do Alto Lazio, uma região vulcânica e onde os etruscos já faziam vinho. Há três milhões de anos esta região era mar e lá ainda se encontram fósseis de peixe. E, claro, a vista impressionante dos Calanchi, os cânions.



A Azienda D'Amico está agora aberta ao público com um jardim de esculturas a uma hora de Roma. Oferecem  degustação, almoço, jantar, Guest House etc. Entretanto, é necessário fazer reserva por email: noemia@damicowines.it

 


Noemia d’Amico traz para sua azienda o mesmo conceito de haute couture da Christian Dior: elegância. São vinhos de haute couture, elegantes e que nos caem bem. Perfeita aliança!

 

Confira no vídeo a entrevista gravada em abril no Lounge One JK Iguatemi de Carlos Jereissati Filho.
 

Os vinhos de Paolo e Noemia d’Amico são importados com exclusividade pela Mistral. Clique abaixo e confira!





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco