top of page
Foto do escritorGuto Martinez

Quinta do Vale Meão, um segredo do Douro

Produção minúscula, alta qualidade: acredite, este é um dos maiores ícones portugueses


Alguns dos vinhos mais conhecidos da região do Douro são feitas por produtores grandes, facilmente reconhecidos, e em propriedades que se alastram pela região. Contudo, alguns dos melhores perfumes vêm nas menores embalagens - neste caso, um dos melhores vinhos da região vem de uma das menores quintas: a Quinta do Vale Meão.

A pequena propriedade localizada na Vila Nova de Foz Coa, adquirida por D. Antónia Adelaide Ferreira em 1877, foi desenvolvida integralmente por sua filha entre os anos de 1887 e 1895, mas depois de seu falecimento, passou por um processo de pulverização até o ano de 1970, quando Francisco Javier Olazabal começa a adquirir as parcelas de outros parentes. A atual formatação da Quinta do Vale Meão, totalmente unificada, se concluiu apenas no ano de 1994, e apenas em 1998 a família Olazabal passa a fazer a comercialização dos próprios vinhos ao invés de vender sua produção para outras vinícolas - uma delas usava estas uvas para fazer nada menos que o Barca Velha.

Embora o tempo pareça pequeno, a experiência da família Ferreira, ligada ao potencial conhecido da região, levou os vinhos da Quinta do Vale Meão aos mais elevados conceitos de grandes avaliadores: a Wine Spectator já conferiu 97 pontos à safra 2004, além de considerá-lo o quarto melhor do mundo em 2014, que também mereceu 96 pontos de Robert Parker. A Quinta do Vale Meão se tornou, em sua curta existência como vinícola independente, uma presença constante na lista dos melhores vinhos portugueses.

A produção ocorre em lagares de pedra, e privilegia as castas consideradas mais adaptadas à região do Douro, como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca, e pode ser considerada extremamente disputada, dada a sua limitada produção.

A linha da Quinta do Vale Meão conta com o Meandro Branco, além do Meandro do Vale Meão tinto, Monte Meão varietais de Touriga Nacional e Baga, além dos vinhos que levam o nome da casa, e o Porto Vintage considerado um dos maiores achados da região. Há, ainda, um azeite feito dos frutos das oliveiras da propriedade, de produção minúscula, mas que também pode ser encontrado no Brasil.

Notas de Degustação

Meandro Branco 2015

Arinto e Rabigato se dividem em partes iguais, uma com frescor, e a outra com frutas maduras. Potente, traz ainda mineralidade e densidade, mesmo sem passagem em madeira, com uma boa estrutura sem perder a refrescância.

Meandro do Vale Meão 2013

Um corte das diversas uvas da região, esta safra recebeu 92 pontos RP. Intensidade de frutas vermelhas e negras, com algumas especiarias e aromas terciários já presentes. A boca é envolvente e muito aveludada, longa persistência e gastronômica. Um excelente exemplar do potencial da Quinta.

Monte Meão Baga Douro 2013

A uva mais relevante da Bairrada mostra seu potencial no Alto Douro, se mostrando aqui muito mais delicado que os exemplares cultivados mais ao sul. O nariz apresenta aromas de cereja com xisto, e a boca traz taninos bastante macios, com frescor e persistência inigualáveis. Uma curiosidade: o Brasil é o mercado principal deste vinho, uma raridade no mundo dos vinhos.

Monte Meão Touriga Nacional 2012

Os aromas são, de cara, surpreendentementes florais e delicados, sem aquela intensidade de frutas negras achada em outros exemplares. A boca já tras de volta o frescor típico dos vinhos do produtor, com uma persistência muito boa e grande potencial gastronômico. Ótimo para quem gosta de apreciar os varietais de Touriga Nacional.

Quinta do Vale Meão 2013

Um dos grandes vinhos do Douro, apresenta aromas complexos que vão das frutas vernelhas e negras ao mineral. Na boca, é vibrante e com profundidade nos sabores, com taninos aveludados mas ainda marcantes, persistência muito longa, extremamente equilibrado e um toque apimentado. Uma excelente amostra do potencial da Quinta.

Quinta do Vale Meão Vintage 2014

Este é o Porto Vintage da Quinta, já descrito como um dos maiores achados entre todos os Vinhos do Porto por RP. Traz aromas frutados e florais (rosas e violetas), com um paladar delicado e frutado, muito palatável, com os açúcares em equilíbrio.

Azeite Quinta do Vale Meão

De produção minúscula com oliveiras originais da primeira aquisição da quinta, o azeite traz notas levemente frutadas, com sabor suave e ligeiro amargor, bom para complementar pratos de frutos do mar.


Assim como diversos dos melhores vinhos disponíveis no Brasil, a importação fica a cargo da Mistral (www.mistral.com.br), que possui e-commerce em seu site.

87 visualizações

Comments


bottom of page