Com qualidade surpreendente, país começa a exportar iguaria
Azeite, salmão, vinho, frutos secos: estes produtos da enogastronomia mundial são facilmente identificáveis com países europeus, mas que já encontram produção no Chile, um país de condições geográficas e climáticas que flutuam entre extremos. Pois a novidade é que o diamante da culinária mundial agora também é produzido por lá: as trufas negras.
O cultivo do fungo mais valioso do mundo é realizado no Chile de acordo com técnicas avançadas, que consideram a qualidade do solo, que é preparado para a produção; da vegetação que será usada de base na produção; do clima na região de cultivo; e dos cães adestrados com a finalidade única de encontrar as trufas sem que haja dano ao produto.
O resultado observado não poderia ser melhor: as trufas demonstradas pela Associacion Truficultores de Chile (ATCHile, www.atchile.cl) têm dimensões surpreendentes, e possuem todas as características de suas contrapartes europeias.
Utilizadas principalmente na alta gastronomia, tanto no preparo quanto na finalização dos pratos, as trufas chilenas garantem grande complexidade olfativa e de sabores, permitindo que sejam aproveitadas numa variedade imensa de receitas.
A chegada da iguaria a São Paulo não foi por acaso: como uma das grandes mecas da gastronomia mundial, a cidade ainda é beneficiada pela proximidade geográfica com as regiões produtoras de trufa no Chile, permitindo uma maior popularização deste produto, comumente associado à exclusividade e ao luxo.
A novidade já pode ser apreciada em restaurantes paulistanos, aliás: a Tartuferia San Paolo, casa especializada de propriedade dos sócios Lalo Zanini e Carlos Claro com dois endereços na cidade, já utiliza o produto chileno. Os restaurantes também são uma ótima experiência para quem tem curiosidade de saber como este ingrediente interage com a nossa culinária e com pratos tradicionais, já que é possível encontrar desde um delicioso pão de queijo com requeijão trufado até a sobremesas aromatizadas, como o crême brulée de chocolate.
A qualidade das trufas negras chilenas demonstra que nada é impossível quando se alia uma boa técnica com a vontade de produzir o que há de mais exclusivo e requintado no mundo, garantindo uma produção de altíssimo valor agregado e, de quebra, popularizando um dos produtos mais apreciados pelos amantes da boa comida!