top of page

Os vinhos galácticos de Claudio Martins

Foto do escritor: Guto MartinezGuto Martinez

Wines From Another Word (WFAW) -  projeto assinado pelo consultor internacional de vinhos, lança série limitada de rótulos  excepcionais


Cláudio Martins, consultor do mercado de vinhos
Cláudio Martins, consultor do mercado de vinhos

Um dos mais bem sucedidos consultores do mercado de vinhos, principalmente no segmento de luxo, Cláudio Martins, lançou uma série limitada de Vinhos do Outro Mundo - Wines from Another World (WFAW). Projeto audacioso que faz alusão aos planetas do sistema solar.


Nascido na região da Serra da Estrela,  Cláudio é sócio fundador da consultoria internacional do mercado de vinhos, Martins Wine Advisor, com sede na Serra da Estrela, Portugal.


O projeto WFAW começou em 2021 com o vinho português alentejano Júpiter, produzido pela vinícola Herdade do Rocim, no ano seguinte o lançamento foi em Madrid, com o espanhol Uranus, da Terroir al Limit de Priorat e em 2023, lançou o terceiro vinho da constelação, Saturn, em parceria com o alemão Ernest "Erni" Loosen, de Vale do Mosel. “A ideia Wines from Another World é de proporcionar descobertas vínicas únicas em todo o mundo, para uma comunidade eclética de conhecedores de vinhos. Tendo como conceito o sistema solar, Wines From Another World vai adicionar um vinho a cada ano, até que haja nove vinhos para representar cada planeta do sistema solar, ao fazer uma viagem pelas principais regiões vinícolas do mundo”, explica Claudio.


Na curadoria do projeto há somente vinhos raros e exclusivos, com produção limitada entre 500 a 2000 garrafas, usando uvas indígenas, métodos tradicionais e até milenares - criando vinhos que contam histórias e a história dos lugares em que são produzidos. Ao longo dos próximos seis anos, a ideia é apresentar vinhos das regiões de Bordéus, Champagne, Toscana, Napa Valley, Geórgia e o Douro.


“O Brasil reagiu entusiasticamente ao Wines From Another World e ao primeiro vinho Júpiter, sendo o país que mais comprou e que continua a procurar comprar aos que investiram na altura. Este movimento continuou com os dois lançamentos seguintes – o Uranus e o Saturn – o que nos leva a querer reforçar esta ligação ao país irmão. O Brasil apresenta um crescente movimento de apreciadores de novos desafios vínicos, amantes de qualidade e de projetos disruptivos… e amantes de boas histórias. O sucesso do WFAW é um lembrete de que a excelência não é apenas uma questão de qualidade, mas também de visão, estratégia e coragem. É um alerta para que produtores, enólogos, marcas e amantes do vinho pensem além das convenções e explorem novas possibilidades. O nosso universo é vasto, e o mundo do vinho também. Assim como os planetas, cada vinho tem sua própria órbita, sua própria história e seu próprio impacto. Cabe-nos a nós explorá-los, apreciá-los e, acima de tudo, celebrá-los”, explica Cláudio.


Para o Saturn, do produtor alemão Ernest "Erni" Loosen, foram selecionadas 1.780 garrafas de 75l ml  para pré-venda aos membros do clube WFAW, que chegam ao mercado por cerca de  € 900 euros. Há, ainda, 60 magnuns, pelo valor de € 2.000 (no Brasil, verificar preço)

O Saturn é proveniente de vinhas de pé franco com mais de 130 anos.“Este vinho alemão é uma verdadeira obra-prima que promete ser um investimento valioso para colecionadores e apreciadores de vinhos de todo o mundo”, garante Cláudio Martins. “Foi uma tremenda sorte o destino ter me feito cruzar caminho com o lendário Erni Loosen, uma verdadeira lenda do mundo do vinho a nível mundial e um dos orgulhos da Alemanha e da região de Mosel! Desde que o conheci, não há muitos anos, a minha admiração e carinho por este senhor alemão e pelos seus vinhos mágicos só têm aumentado com o passar do tempo, e já lá vão cerca de duas décadas quando apreciei pela primeira vez um dos seus Kabinets. Por isso, não hesitei em convidá-lo para o nosso emocionante projeto Wines from Another World. Juntos, estamos prestes a criar algo verdadeiramente extraordinário que vai adicionar mais um vinho icônico à nossa coleção que ainda agora começou”, continua o mentor do projeto WFAW. 


Saturn, colhido no famoso vinhedo Grand Cru Erdener Treppchen, é um Riesling produzido na tradição alemã de GG seco e homenageia Saturno, o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, depois de Júpiter. Proveniente de Erdener Treppchen, Vale do Mosel, Alemanha, este vinho provém de vinhedos com mais de 130 anos: as uvas são colhidas da parcela mais antiga de vinhas de Ernest "Erni" Loosen, vinhas de pé franco no Erdener Treppchen.



Cláudio Martins e o produtor alemão, Ernest Loosen
Cláudio Martins e o produtor alemão, Ernest Loosen


É um Riesling seco, fermentado naturalmente em grandes barris de Fuder e maturado sobre as borras totais durante oito anos antes do engarrafamento. Este vinho é o resultado de um meticuloso processo de seleção manual na colheita, onde apenas a fruta mais perfeitamente madura e saudável foi escolhida. “Wines From Another World não é apenas um projeto; é uma caminhada!”, encerra Cláudio.

 

 

Série Wines From Another World

Júpiter, o vinho produzido na Herdade do Rocim esgotou as 800 garrafas em todas as frentes e só é possível adquiri-lo a investidores, a valores 30 por cento superiores aos 1000 euros com que foi lançado no mercado. O Uranus tem disponíveis 100 garrafas das cerca de 500 produzidas e ainda há alguns grandes formatos.


Clube WFAW – criado em 2021, com o lançamento do Júpiter, é um clube restrito de apreciadores de vinhos únicos, que são convidados para todos os eventos que a marca WFAW faz ao longo do ano e têm, obviamente, lugar marcado no lançamento anual de cada “planeta”


Uranus, o Riesling do projeto
Uranus, o Riesling do projeto

Sobre Claúdio Martins

Nascido em S. Romão, na Serra da Estrela, aos 20 anos muda-se para Londres, onde trabalhou, entre outros, no Coq D’Argent e foi responsável pela New Street Wine Shop. Em 2014, criou a Martins Wine Advisor, consultoria que apoia sobretudo profisisonais e empresas de vinho e bebidas ou aquisição de ativos, como vinhos e propriedades.

Distinguido pela revista britânica CEO, como “um dos 20 mais dinâmicos CEOs do Reino Unido em 2020”, este wine advisor vê o trabalho desenvolvido neste país ser reconhecido por esta publicação, especializada em gestão, que destaca Cláudio Martins no grupo dos CEOs “cujo negócio transformou não só a sua vida como a da organização que criou e à qual preside”, sendo considerado “um dos exemplos dos gestores que deixam um contributo positivo no ano 2020, no Reino Unido”.

 

Sobre a Martins Wine Advisor

Fundada em 2014 por Cláudio Martins, a Martins Wine Advisor presta serviços de consultoria em vinhos ao mercado HORECA, consumidor privado e consumidor final, bem como a segmento corporate. A empresa nascida no Reino Unido, onde viviam e trabalhavam os responsáveis, passou a operar em definitivo a partir de Portugal em 2018. Foi considerada por dois anos consecutivos – 2019 e 2020 – numa lista de três mil empresas, como a Wine Advisory Service of the Year, no Reino Unido e o CEO, Cláudio Martins, foi distinguido pela revista CEO, como um dos 20 mais dinâmicos CEOs do Reino Unido em 2020. É representante dos mais caros e raros vinhos do mundo à disposição dos investidores e colecionadores, o Liber Pater e o Boerl & Kroff. A MWA engloba atualmente uma carteira de mais de duas dezenas de clientes internacionais e nacionais. Mais em www.martinswineadvisor.com.

Comments


©2019 by Vinho e Gastronomia. Proudly created with Wix.com

bottom of page